Blog do Prisco
Coluna do dia

A posição do PMDB

A posição do PMDB

Hoje começa, de fato, uma nova semana de trabalho na Câmara dos Deputados. Deve ser instalada a Comissão que vai avaliar o pedido de impeachment da ex-mãe do PAC. Evidentemente que a pauta toda gira em torno do processo, já que não se fala, nem se pensa, muito menos se age em outra frente na Capital Federal.

O PMDB, para variar, está no centro das atenções. Terá oito dos 65 assentos no colegiado e a posição de seus membros terá o poder de influenciar as bancadas e os “indecisos.”

Por ora, pelos cálculos do governo e da própria mídia nacional, Dilma Rousseff pode dormir tranquila. Ela ainda estaria contando com algo em torno de 250 votos, sendo que salva o pescoço com apenas 171 sufrágios dos nobres deputados.

Neste contexto, vale observar, também, como irá se conduzir a seção Barriga-Verde do PMDB. São seis deputados federais que, embora tenham respaldado as indicações de Djalma Berger para a presidência da Eletrosul e Vinícius Lummertz para a Embratur, dois cargos cobiçados na estrutura federal, têm a tendência de alinhamento a Michel Temer. E se o vice-presidente realmente estiver por trás das articulações para degolar Dilma, os votos de SC em plenário poderão ser contra a petista.

 

 

 

 

 

Ética

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS), em pronunciamento da tribuna, defendeu os trabalhos que estão sendo realizados pelo Conselho de Ética em torno do processo de quebra de decoro movido contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

 

 

 

 

Posicionamento

Com ênfase, Carmen defendeu que o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que já está tramitando na Câmara, seja aprovado pelos deputados. Mesmo em fase inicial, ela disse que é importante que o pedido seja transparente e que os fatos apontados sejam rigorosamente apurados.

 

 

 

Balanço empresarial

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realiza balanço econômico da indústria nesta terça-feira, 8, às 15 horas, na sede da Federação, em Florianópolis. No encontro, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, fará avaliação dos principais indicadores do setor no ano, além de projeções para 2016.

 

 

 

Esperteza

A tropa de choque do Palácio do Planalto articula para manter o Congresso Nacional funcionando durante as festas de fim de ano por um motivo em especial: neste período

de férias, a sociedade se desmobiliza e a pressão tende a diminuir muito.

 

 

 

 

SC no topo

A  Confederação Nacional de Saúde (CNS)  será presidida,  nos próximos três anos,   pelo catarinense e presidente da Federação dos Hospitais de SC, Tércio Kasten. A solenidade de posse está marcada para esta terça-feira, 8, a partir das 20h30min no auditório do Windsor Plaza Brasília Hotel.

 

 

 

 

Barganha

Depois da troca de farpas pela imprensa, com Dilma dizendo que confia em Michel Temer e o vice rebatendo no diapasão de que ela nunca confiou nele, a presidente sinalizou com mais um ministério ao PMDB. E quem indicaria o nome do ministro seriam os deputados do Manda Brasa.

 

 

 

 

 

A favor

Paulo Bornhausen, presidente estadual do PSB, divulgou nota, ontem, salientando que o partido em Santa Catarina é a favor do impeachment de Dilma. “Diante de indícios claros de que a presidente da República cometeu crime de responsabilidade, o PSB de Santa Catarina se declara a favor da abertura do processo de impedimento de Dilma Rousseff. A crise profunda que o Brasil atravessa é resultado de erros graves na condução da política econômica e da corrupção generalizada e escancarada dentro do governo federal,” ressalta o documento.