Tomou posse ontem, em Florianópolis, o novo Procurador do Município de Florianópolis, Zany Stael Leite Júnior. Zany é procurador do Estado, já foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral e recentemente concorreu à vaga do Quinto Constitucional da OAB/SC.
Presente ao evento ocorrido no gabinete do Prefeito, a Presidente da OAB/SC Claudia Prudêncio fez uso da palavra, gerando comentários acerca da informalidade pela qual tratou o discurso, bem como pelo uso de expressões coloquiais, chegando a chamar o Prefeito Topázio de “querido”. Sua fala foi observada por vários advogados presentes, dentre eles o ex-presidente da OAB/SC e agora vice-Presidente Nacional, Rafael Horn.
A presença maciça de membros da OAB /SC e de pré-candidatos ao Quinto Constitucional do TJSC deu um ar excessivamente político ao ato, justamente em ano de eleições na Ordem, ofuscando, de certa forma, a próprio ato de nomeação.
Nos últimos anos a OAB/SC tem figurado efusivamente nas posses de Tribunais e órgãos do Poder Executivo com uma aproximação que muitos advogados não veem com bons olhos. Para alguns, essa pretensa proximidade com autoridades tira da Ordem o seu histórico caráter de independência e imparcialidade.
Tem sido comum também o caráter pirotécnico da comunicação em rede social feita por alguns dirigentes da OAB. Advogados acham que a linguagem da OAB e de seus dirigentes impactam na percepção pública e na credibilidade da organização, refletindo também na carreira de todos os profissionais. Como todos sabem, a atuação da OAB é fundamental para representar os interesses da população, da Sociedade e da Advocacia.