O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) criticou duramente a recente decisão do Governo Federal de transferir a autoridade portuária para uma empresa de Santos, em São Paulo. A medida, segundo ele, é um desrespeito à história e à importância econômica de Santa Catarina.
“Itajaí é um dos principais motores econômicos do Brasil, e o povo catarinense merece respeito. Faz quase 300 anos que nos emancipamos de São Paulo, e agora estamos retrocedendo. Essa decisão é inadmissível”, afirmou Goetten.
O parlamentar destacou que há uma grande diferença entre processos como municipalizar, estadualizar ou federalizar um porto, e transferir sua administração para uma empresa localizada em outra unidade da federação – especialmente uma que compete diretamente com Itajaí no setor portuário. “Colocar nosso porto sob a administração de uma empresa paulista é como colocar a raposa para cuidar do galinheiro. Isso é um absurdo que fere os interesses de Santa Catarina”, declarou.
Goetten reiterou que seguirá mobilizando esforços no Congresso Nacional e explorando todos os meios necessários para reverter a decisão. “Vou me reunir com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ainda nesta semana pra entender a decisão”, afirmou.
Com uma das maiores movimentações de carga do Brasil, o Porto de Itajaí desempenha um papel crucial para a economia catarinense e nacional, sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico da região. “A luta não termina aqui. Continuarei defendendo os interesses do nosso estado com a seriedade e dedicação que Santa Catarina merece”, concluiu o deputado.
foto>Ag. Camara, divulgação