Manchete

Abrasel entra na Justiça contra Estado e 30 municípios de SC pedindo reparação por perdas na pandemia

Iniciativa é coletiva e contempla todos os estados e 280 municípios do país
A Abrasel entrou na Justiça com uma ação de reparação contra todos os estados brasileiros e mais 270 municípios no país – destes, aproximadamente 30 em Santa Catarina. Segundo o presidente da entidade em SC, Raphael Dabdab, não são questionadas as restrições, nem a suas qualidades ou justificativas científicas.

“Somente a responsabilidade dos governadores e prefeitos sobre as consequências dos seus atos sobre o setor, pois há 15 meses pagamos sozinhos uma conta desproporcional, que está dizimando o segmento da gastronomia”, explica, afirmando que, a cada 10 restaurantes, três fecharam as portas e cinco estão endividados.

Após uma campanha publica solicitando auxílio econômico, a entidade se reuniu com a Secretaria Estadual da Fazenda e apresentou números da crise econômica e social do setor, 11 propostas de medidas de auxílio financeiro – todas elas já implementadas em algum estado da União – e questionamentos sobre os dois aumentos de carga tributária sofridos durante a pandemia. “Pontuamos que não adianta abrir linhas de financiamento se as medidas inviabilizam economicamente o setor ao tornar as operações deficitárias”, diz Dabdab, completando que o órgão negou qualquer ajuda, E ainda manteve o aumento de impostos alegando que faz renúncia fiscal somente à indústria, pois é o segmento mais importante da economia. “A única solução que recebemos foi repassar os custos aos consumidores, pois Santa Catarina é um ‘estado rico’”, revela.

Segundo o líder empresarial, “não nos restou outra alternativa senão levar esse debate à Justiça, que avaliará se é justo continuarmos a pagar essa conta sozinhos”.

Posts relacionados

A senha para o desembarque de Darci de Matos do PSD

Redação

Cumplicidade da mídia deixa em segundo plano um dos maiores escândalos dos EUA

Redação

Justiça Federal extingue ação para suspender obras de macronedragem no bairro Rio Vermelho

Redação
Sair da versão mobile