Destaques

ACAERT promove encontro de Onyx Lorenzoni com bancada catarinense

Durante café da manhã em Brasília, ministro da Casa Civil afirmou que reforma da previdência será aprovada até julho. MP/SC participou do encontro
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, participou nesta quarta-feira (15), em Brasília, de café da manhã com a bancada de Santa Catarina no Congresso Nacional. O evento foi promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. Para deputados e senadores catarinenses, Onyx afirmou que a reforma da Previdência deve ser aprovada até julho. “É muito importante o Brasil entrar o segundo semestre com essa etapa superada, porque nós temos 13 milhões de brasileiros buscando emprego”. Segundo o ministro, “a tarefa do governo vem sendo, coerentemente, simplificar, desburocratizar. O que falta ao pais é previsibilidade. Para isso, o equilíbrio fiscal, que se obtém com a Reforma da Previdência, garante ao investidor externo e interno que o dinheiro está seguro. Que ele vai trabalhar. E depois de 5, 5 10 anos, o recurso retorna.”
O ministro da Casa Civil também falou sobre a possibilidade da Eletrosul ser incorporada pela empresa gaúcha Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), com transferência da sede para o Rio Grande do Sul. “Há pontos de vista diferentes quanto à incorporação. Na próxima semana, vou ajustar uma data para que a bancada catarinense converse com o presidente Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Tenho a certeza que vamos construir um entendimento. A Eletrosul sempre teve uma presença importante em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não vejo razão para gente não continuar trabalhando em parceria.”
Participaram do café da manhã os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello (Dário Berger está em licença médica) e os deputados Rogério Mendonça Peninha, Gilson Marques, Darci de Mattos, Coronel Armando, Celso Maldaner, Carmen Zanotto, Ângela Amin, Giovânia de Sá, Carlos Chiodini, Daniel Freitas, Ricardo Guidi e Hélio Costa. O deputado Rodrigo Coelho enviou representante. Também prestigiaram o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, procurador Sandro José Neis, do Escritório de Representação do MP/SC em Brasília,  Carlos José Kurtz, da FIESC, Alex Breier, 1º secretário da FETRANCESC.
O presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli, explicou que o foco da entidade também é contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. “E neste momento em que o Brasil passa por uma necessidade de realinhamento, a reforma da previdência é uma questão essencial. Neste sentido, entendemos que a ACAERT, por meio de audiência de suas associadas, assume o papel de levar a informação à sociedade”, disse. “Acreditamos que este momento de unidade por Santa Catarina é fundamental para que nos credencie a outras questões, como a luta pela permanência da Eletrosul no estado e a reformulação do Pacto Federativo”, acrescentou.
Onyx Lorenzoni saiu satisfeito do encontro com a bancada catarinense. “Eu gostei muito da participação. O nosso trabalho é esclarecer os mais diversos pontos que envolvem a nova previdência. O governo trouxe um projeto completo. Combate fraude, o devedor, faz uma proposta equilibrada, protege o pequeno, pega as camadas mais altas com contribuições maiores, traz os militares, o programa de capitalização em contas de poupança. Com a reforma, será outro país. Com investimentos públicos e equilíbrio de caixa.”
Sair da versão mobile