O Encontro Regional de Empresários Supermercadistas na região do Grande Oeste abre o calendário de encontros regionais que a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promove anualmente. Será nesta quarta-feira, dia 29 de março, a partir das 13h30 no Hotel Slaviero em Chapecó. A participação é aberta e gratuita para lideranças do setor daquela região e mais de 200 participantes confirmaram inscrição prévia.
Os seis encontros regionais promovidos pela Entidade têm como objetivo aumentar a integração dos supermercadistas de cada região, bem como abrir um espaço para apresentação e discussão de demandas locais dos associados.
Para o Presidente da ACATS, Alexandre Simioni, os eventos regionais têm um papel relevante na agenda da Entidade.
– Neste momento os empresários deixam de ser concorrentes e se aproximam para discutir e encaminhar temas de interesse comum e que tragam benefícios a todos, além de ter acesso a novos conhecimentos e novidades para os negócios. Este é o papel do associativismo que a ACATS defende e pratica – destaca Simioni.
Este primeiro evento conta com o patrocínio da Marquespan, Senff, Siena e Sysmo; apoio da Bellbrück e da JJ Instalações.
PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO:
Local: Hotel Slaviero Chapecó – Av. São Pedro, 1780 – São Cristóvão, Chapecó-SC
13h30 – Recepção aos participantes e interação com os patrocinadores
13h50 – Abertura Oficial
14h00 – Palavra dos patrocinadores
14h10 – Sala 01: Reunião de Empresários e no auditório: Workshop para profissionais de supermercados com Paula Basso, que vai desenvolver o tema Pilares da eficácia profissional: Como ser produtivo de verdade.
15h40 – Coffee break
16h10 – Palavra dos patrocinadores.
16h30 – Palestra com Cibele Vacchiano sobre o tema “Como transformar a loja em um ambiente ainda mais diferenciado para seus clientes”.
17h30 – Painel com especialistas e empresários
18h30 – Coquetel.
PERSPECTIVAS PARA A PÁSCOA 2023
Florianópolis (SC) – Uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) indica que as expectativas dos empresários do setor quanto ao desempenho das compras para a Páscoa deste ano estão mais conservadoras do que no ano passado. Um contingente de 40% dos entrevistados afirmou ter encomendado em volume a mesma quantidade de produtos para esta data, 33% disseram que aumentaram as encomendas enquanto que 27% comparam menos produtos este ano.
A mesma sondagem feita na Páscoa de 2022 tinha a seguinte expectativa: 47,5 % para a mesma quantidade, 43% para volumes superiores em encomendas e apenas 9,5% para volumes inferiores, considerando como base o ano de 2021.
Outra questão apurada na pesquisa é que as indústrias fornecedoras reajustaram os preços de itens típicos de Páscoa, em 10,6% na média, com percentuais entre 5% e até 18%. De acordo com a Entidade que representa o setor, são 440 itens oferecidos, sendo 163 lançamentos como resultado de novas parcerias, ingredientes, formatos, sabores e combinações de produtos.
Para o Presidente da ACATS, Alexandre Simioni, o posicionamento desta data comemorativa tão significativa para o setor, em 2023, está bem favorável, já que pega o primeiro final de semana após o quinto dia útil do mês, período em que os trabalhadores têm creditados os salários.
– Podemos não ter no momento um cenário tão otimista quanto todos gostaríamos em termos de conjuntura, diante do quadro de incertezas de decisões econômicas governamentais e a agenda de medidas estruturantes que o País aguarda, mas a Páscoa não deixará de ser uma celebração das famílias, o que sempre mexe com a cesta de compras. Além disso, Santa Catarina vive um momento mais favorável em termos de consumo das famílias, bem superior ao registrado pela média nacional. É um diferencial que nos ajuda bastante – afirma Simioni.
ÍNDICE DE CONSUMO DE SC NO PRIMEIRO BIMESTRE É POSITIVO
A pesquisa mensal que apura o índice de consumo das famílias catarinenses relativa ao mês de fevereiro de 2023 registrou um desempenho positivo de 8,32 % em relação ao mesmo período de 2022. Com este resultado o acumulado registra 10 meses de resultados positivos, marcado no primeiro bimestre deste ano +9,75% no comparativo com o primeiro bimestre de 2022. Na comparação de fevereiro com janeiro de 2023 houve um recuo: – 1,35%.
Os dados foram apurados na pesquisa mensal realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desde 2004. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses e os dados já resultam de deflacionamento pelo IPCA.
Índice de consumo das famílias – ACATS – SC 2023 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado |
mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +10,50 | (-22,70) | +10,50 |
Fevereiro | +8,32 | (-1,35) | +9,75 |