Notícias Últimas

ACIC recebe 1º lugar no Prêmio Facisc Inova +

Associação Comercial e Industrial de Chapecó foi agraciada na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados

A pró-atividade e a inovação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em relação a diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento da classe empresarial, do município e da região Oeste culminou na conquista do Prêmio Inova +, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), entregue nesta semana, em Florianópolis. A ACIC ficou em 1º lugar na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados. O presidente, Lenoir Broch, recebeu a premiação em nome da entidade.

            Foram reconhecidas as associações mais inovadoras, profissionais, atualizadas e desenvolvidas do ano de 2022. A quantidade de ações, atividades realizadas e o controle do que é feito foram aspectos determinantes para a ACIC receber a premiação. “Desde sua fundação, em 1947, a Associação teve objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária, além de desenvolver ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade”, destacou Broch.

            O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, explicou o objetivo do prêmio é fortalecer as entidades para incentivar o crescimento do setor empresarial. “Mais do que premiar, queremos promover melhorias que gerem impactos positivos às entidades e seus associados”, declarou.

A ACIC é reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa. Broch salientou que durante mais de sete décadas, a ACIC fortaleceu o associativismo e buscou contribuir com a classe empresarial e toda a comunidade. “As grandes bandeiras da entidade, nos últimos anos, focalizam questões de infraestrutura regional, como rodovias, ferrovias e aeroporto, segurança pública, educação, saúde, sustentabilidade e incentivo para as reformas tributária e administrativa”.

            Neste ano, a principal ação foi pela construção de uma ferrovia, uma luta de real interesse dos catarinenses encampada pela ACIC há mais de 30 anos. A iniciativa privada custeou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. A ação contou com a participação de importantes entidades: ACIC, ABPA, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne. “O estudo demonstrou que o ramal é viável. Em julho, o Governo do Estado do Paraná lançou a consulta ao edital de leilão da Nova Ferroeste e, agora, estamos aguardando o interesse dos investidores pelo projeto”, explicou Broch.

            A ACIC promove diversos cursos, missões empresariais e outras ações que contribuem para o crescimento pessoal, profissional e, consequentemente, dos negócios, além de disponibilizar várias soluções empresariais para fortalecer as empresas associadas. Também realiza diversos eventos que integram a classe empresarial e a comunidade. Entre eles estão a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro), o Empresário do Ano, o Almoço Empresarial, o Vida Empresarial, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) e o 20 Minutos.

SOBRE O PRÊMIO FACISC INOVA +

Das 48 associações inscritas, que detalharam mais de 200 ações, 36 foram classificadas. Foi preciso olhar técnico para avaliar todas as evidências das respectivas áreas. Foram duas etapas de avaliação para garantir total credibilidade e integridade ao processo. O comitê gestor foi formado pela Plataforma de Inovação da Diretoria Facisc: o Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), o Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação de Santa Catarina (CENI), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).

Sair da versão mobile