Destaques

ACIF acompanha com preocupação Projeto de Lei que propõe a revogação da alíquota sobre aposentadoria em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) acompanha com atenção o debate em torno do projeto de lei que propõe a revogação da alíquota de 14% sobre a aposentadoria dos servidores públicos de Santa Catarina.

Pelo projeto do governo, que será enviado à Alesc, será extinto o desconto de forma escalonada para quem ganha até R$ 5 mil, o que atingiria cerca de 10 mil aposentados e representaria, segundo estimativas do Iprev, uma renúncia fiscal de R$ 670 milhões.

A ACIF compreende a importância de se buscar um equilíbrio entre o controle dos gastos públicos e a melhoria dos investimentos, bem como a necessidade de um sistema previdenciário justo e sólido para todos os cidadãos. No entanto, é fundamental considerar as implicações desta proposta, tanto a curto como a médio e longo prazo.

A redução das contribuições dos servidores pode gerar um ônus adicional para a sociedade pagadora de impostos, aumentando a carga tributária e colocando a responsabilidade previdenciária sobre aqueles que não têm estabilidade de emprego e os benefícios dos servidores públicos. Além disso, a longo prazo, essa redução pode comprometer a solidez do sistema previdenciário, em última instância, ameaçando a sustentabilidade do sistema.

A ACIF permanece à disposição para dialogar e colaborar na busca de soluções que promovam o bem-estar e a estabilidade financeira de Santa Catarina.

Posts relacionados

Facisc defende aumento do ICMS para importações para maior proteção às empresas catarinenses

Redação

Tradicional escritório de advocacia empresarial de Santa Catarina amplia áreas de atuação

Redação

O jogo sucessório é constante

Redação
Sair da versão mobile