Destaques

ACIF destaca a importância do PERSE para fortalecer o setor de eventos

O setor de eventos, que contribui com 4,65% do PIB brasileiro, enfrentou um colapso sem precedentes durante a pandemia. Medidas de combate à Covid-19 forçaram o fechamento de 30% das empresas do setor, resultaram na perda de mais de 35% dos empregos formais e fizeram o setor deixar de faturar R$ 230 bilhões. No entanto, um programa emergencial, criado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), surgiu para reverter essa situação crítica: o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

Idealizado como o único programa setorial de mitigação dos impactos da pandemia, o PERSE foi criado sob a liderança de Doreni Caramori. Com uma carreira associativa ampla, construída também na Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), onde foi presidente por quatro anos, Caramori utilizou sua vasta experiência para guiar o setor durante o momento mais desafiador de sua história, transformando o PERSE em um instrumento vital para a recuperação.

“Desde a implementação do programa, o setor de eventos passou de um estado de colapso iminente para ser o maior gerador de empregos no Brasil, criando novas vagas por 17 meses consecutivos. Dados do Ministério do Trabalho e do IBGE confirmam que o setor de eventos lidera o crescimento do emprego no país há mais de um ano”, detalha Doreni.

Prazo para habilitação das empresas

Recentemente sancionado pelo Governo Federal, o PERSE oferece uma série de benefícios fiscais, incluindo a redução a 0% das alíquotas de tributos como PIS/Pasep, Cofins, CSLL e IRPJ. Para usufruir desses benefícios, as empresas devem se habilitar junto à Receita Federal, através do E-CAC, até o dia 2 de agosto.

As recentes modificações sancionadas em maio de 2024 pelo PL 1.026 expandiram o PERSE para contemplar 30 atividades econômicas, estabelecendo novos requisitos de habilitação e um limite de impacto orçamentário de até R$15 bilhões.

Em Florianópolis, cerca de 10.100 empresas serão beneficiadas pelo PERSE, muitas delas, associadas à ACIF. Fernando Dawe, diretor jurídico da entidade, destaca a importância do programa: “A ACIF está empenhada em apoiar seus associados para que todos possam se habilitar e usufruir dos benefícios, garantindo uma retomada sólida e sustentável do setor de eventos”.

Conectando profissionais de eventos

Atento às necessidades dos empresários no ramo de eventos, o Núcleo de Eventos Organizados (NEO), da ACIF, tem desempenhado um papel crucial na revitalização do setor em Florianópolis. Composto por 90 empresas, o NEO promove capacitações quinzenais e eventos que visam a retomada e a profissionalização do setor, fomentando um ambiente de confiança e geração de negócios.

Com esse foco, o núcleo realizará no dia 28 de agosto o evento “NEO CONECTA NEGÓCIOS, Conectando Profissionais de Eventos para Gerar Negócios”, com a participação de Doreni Caramori, Presidente da ABRAPE, e Fernando Dawe, Diretor Jurídico da ACIF. Eles discutirão o desenvolvimento e a implementação do PERSE, a importância do engajamento dos profissionais do setor e o papel da ACIF na defesa dos interesses das empresas de eventos. Mais informações no site:https://www.blueticket.com.br/evento/35564/neo-conecta-negocios

Foto: Divulgação ACIF

Posts relacionados

Presidente da ACIF participa de reuniões estratégicas em Brasília para fortalecer Associações Comerciais e Empresariais

Redação

Empresas apostam na mediação e arbitragem para aliviar a sobrecarga de processos no judiciário

Redação

Investimentos em eventos esportivos é uma das marcas da Fesporte em 2024

Redação
Sair da versão mobile