Governo estadual entendeu o pleito da FCDL/SC e de outras entidades parceiras
A Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) comemora junto a entidades parceiras a oficialização da postergação do Bloco X para 2022, finalmente firmada pelo governo estadual. O Bloco X consiste no envio de arquivos obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da SEF/SC. São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente no caso de tributação e venda de mercadorias – e mensalmente – para acompanhamento do estoque.
“A FCDL/SC entende a necessidade da implementação, contudo considera que é preciso um período de transição para preparação, treinamento e adaptação dos empresários a esta nova fase. E isto aconteceria justamente neste momento crítico da pandemia, daí nossa mobilização para protelá-la”, afirma Walmor Jung Júnior, vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e CDL Jovem da Federação.
A prorrogação do prazo de implementação do Bloco X é um pleito do setor produtivo catarinense para conceder dar mais tranquilidade aos empresários diante do inédito e adverso quadro econômico.