O engenheiro sanitarista e sócio fundador da Weee./do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, Mark J. Rae, foi o palestrante convidado do primeiro “ESG Talks”, iniciativa conjunta da ADVB/SC e do World Trade Center (WTC) Joinville, Curitiba e Porto Alegre, realizado na última quarta-feira (3), no Ágora Tech Park, em Joinville. O evento de movimento social, sustentabilidade e governança (ESG, na sigla em inglês) foi mediado por Naiara Augusto Czarnobai, presidente do Grupo ESGG do WTC.
Na ocasião, o especialista em logística reversa de resíduos eletroeletrônicos apresentou dados do setor e alertou sobre o acúmulo de resíduos eletrônicos. “Segundo a Global E-waste Monitor 2020, apenas de 10 a 40% de todo volume de resíduos eletroeletrônicos no mundo é reciclado. O restante vai parar diretamente em aterros e incineradores ou mesmo lixões a céu aberto. A própria obsolescência programada de muitos equipamentos, que são feitos para durar apenas poucos anos, como os smartphones, favorece esse acúmulo de resíduos eletrônicos”, destacou Mark.
De acordo com o fundador da Weee.do, este é atualmente o tipo de resíduo com a taxa de crescimento mais acelerada no mundo. Ele informou, ainda, que o levantamento Global E-waste revelou que 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas em todo o mundo em 2019. Desse volume, apenas 17% foi coletado e reciclado.
“A logística reversa dos eletroeletrônicos consiste no retorno dos bens de pós-consumo e de pós-venda ao ciclo produtivo, pelo reuso ou pela reciclagem, agregando valor econômico, legal, ambiental, de imagem corporativa, dentre outros”, explicou o representante da maior empresa do ramo em Santa Catarina, com 105 pontos de entrega voluntária de resíduos pelo Estado.
No ano passado, a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos participou do processo de destinação ambientalmente correta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados de Florianópolis por meio de Termo de Cooperação entre Prefeitura e Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), sendo responsável pela desmontagem e remanufatura feitas em Santa Catarina.
Responsabilidade compartilhada
A sigla da Weee.do vem de Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE), que se refere ao universo dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. E “do” é a responsabilidade compartilhada, exige pró-atividade de todos. Ao todo, a Weee.do já encaminhou 1.080 toneladas de resíduos e exportou mais de 30 contêineres.
“A vida de um produto eletroeletrônico não termina quando é adquirido por um consumidor, tampouco quando sua vida útil é esgotada. O ciclo de vida deve se estender de volta até seu ponto de origem, buscando sua revalorização. As ações na cadeia da logística reversa geram emprego, poupam recursos naturais, conscientizam as pessoas, estimulando a economia verde: conceito que promove mudanças nos padrões de produção e consumo, proporcionando a preservação do meio ambiente, a redução das desigualdades e a inclusão social, valorizando ações sustentáveis para o redesenho e ativação da economia em um cenário de crise”, disse o especialista.
ADVB em Santa Catarina
Em Santa Catarina desde 1984, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) é uma entidade civil sem fins lucrativos. Possui atuação estadual, tendo como missão prestar apoio, incentivo a formação e desenvolvimento dos dirigentes de marketing e vendas do Estado, por meio de cursos, conferências, seminários e premiações.
Sobre o WTC
O Grupo de ESGG faz parte do Programa WTC de Competitividade. O World Trade Center Curitiba, Joinville e Porto Alegre é um importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos, formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. O WTC tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.
foto>Divulgação WTC Joinville