A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) divulgou nesta quinta-feira (14) o resultado do primeiro trimestre de 2020 da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro. Pela primeira vez na história do levantamento, que é realizado desde 2013, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi eleito o melhor do Brasil, com nota 4,72, entre os 20 maiores aeroportos de todo o país.
Dentre os 38 itens pesquisados, o Aeroporto Internacional de Florianópolis também foi o mais bem avaliado em quesitos como Limpeza Geral do Aeroporto, Processo de Inspeção de Segurança, Conforto da Sala de Embarque e Conforto Acústico.
“Essa pesquisa é uma resposta direta do passageiro sobre os nossos serviços, por isso sempre fomos muito atentos a ela. E é gratificante observar que estamos no caminho certo para melhorar a experiência de quem vem ao aeroporto. É claro que há um impacto positivo em função da nova infraestrutura, mas é importante observar que temos bons resultados em quesitos de outra natureza, por exemplo, recebemos a maior nota do Brasil para limpeza geral do aeroporto: 4,83 de uma nota máximo 5, o que para este momento de pandemia significa muito”, analisa Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport.
Quando a Floripa Airport, pertencente ao grupo Zurich Airport, assumiu a operação em Florianópolis, em janeiro de 2018, o aeroporto da capital catarinense era o último colocado da pesquisa, considerado o pior do país. Desde aquele início, ainda no terminal antigo, com uma infraestrutura defasada, a concessionária já implementou uma série de melhorias que culminaram em melhor experiência do passageiro e evolução na nota da pesquisa. Em janeiro de 2018, a nota do aeroporto de Florianópolis era 3,22. Em setembro de 2019, último mês no terminal antigo, já era 4,14. O novo terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis foi inaugurado em 1° de outubro de 2019. Considerando o período do último ano, entre março de 2019 e março de 2020, o aeroporto de Florianópolis é o que mais evoluiu na pesquisa SAC, crescendo 19,6%. Para efeito comparativo, o segundo colocado em evolução cresceu apenas 6,3% no mesmo período.
O grupo Zurich Airport opera 4 aeroportos no Brasil, 3 dos quais participam da pesquisa. Todos eles estão entre as seis primeiras posições do estudo: Florianópolis – nota 4,72, Vitória – nota 4,53 e Confins – nota 4,45. Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America e que foi CEO da Floripa Airport nos dois primeiros anos da concessionária, afirma que o alto padrão de qualidade do terminal e das operações demonstram o compromisso que a Zurich Airport tem com seus passageiros:
“Estamos muito orgulhosos com esse bom feedback de nossos passageiros. É um grande reconhecimento ao nosso trabalho, mas não apenas para nós, também para nossos parceiros e as autoridades que trabalham em nossos aeroportos. E queremos oferecer mais do que apenas um bom serviço de passageiros. Também é importante oferecer oportunidades de negócios aos nossos parceiros comerciais. Queremos ajudar a melhorar a qualidade, eficiência e segurança da indústria da aviação no Brasil, com foco especial em segurança neste momento excepcional”, ressaltou Markert.