As perspectivas e desafios para a agricultura familiar na produção de alimentos com sustentabilidade estarão em debate no Seminário Estadual de Desenvolvimento Rural, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), de 25 a 27 deste mês, na sede da entidade, em São José. A conferência de abertura será feita pelo governador Raimundo Colombo, que abordará o tema “A sustentabilidade da produção e a conservação dos recursos naturais”.
“Será uma reflexão e também um momento de troca de conhecimento sobre ações concretas de sustentabilidade na agricultura familiar de um estado com importância histórica da pequena propriedade, ao mesmo tempo em que é referência em qualidade de vida, economia forte e diversificada”, explicou Walter Dresch (D), presidente da Fetaesc. Ele fará a solenidade de abertura, às 19h do dia 25, ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gelson Merísio. Pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, estarão os deputados Natalino Lázare (presidente) e José Milton Scheffer (vice-presidente).
Além da conferência inicial, estão programadas 23 palestras sobre temas relacionados às áreas dos recursos naturais, solo, legislação ambiental e fundiária, infraestrutura, tecnologias, desenvolvimento rural sustentável, educação, abastecimento e organização da produção.
São esperadas mais de 400 lideranças e profissionais da área. De todas as regiões de Santa Catarina, virão representantes dos sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras, engenheiros agrônomos, engenheiros sanitaristas e ambientais, engenheiros florestais e técnicos agrícolas. Também participarão empresários e membros de organizações institucionais e governamentais, além de acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais que atuam diretamente na área.
Fundada em 2 de julho de 1968, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) reúne 201 Sindicatos de Trabalhadores Rurais e 27 extensões de base, em 17 Associações Microrregionais.
APOIOS
O Seminário Estadual de Desenvolvimento Rural da Fetaesc tem apoio técnico e científico de entidades de classes ligadas à produção agrícola: Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC), Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC), Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Uneagro-SC), Associação Catarinense dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), Associação dos Engenheiros Florestais de Santa Catarina (Acef), Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas (Unitragri) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
O evento conta também com o apoio Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Eletrosul – Centrais Elétricas S.A., Tractebel Energia, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), Organização das Cooperativas de SC (Ocesc), Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Melitta e Superpan.
Veja mais em www.sedrural.com
Foto: Governador Raimundo Colombo e o presidente da Fataesc, Walter Dresch
Arquivo Fetaesc/Divulgação