Notícias Últimas

Agroforte investe na capacitação de seus gestores

Método aplicado por consultoria terceirizada aposta em um processo contínuo chamado PDCA – planejar, desenvolver, checar e agir

Em busca de crescimento e melhor qualidade nos serviços prestados, as empresas apostam na formação como caminho para potencializar seus resultados. O mundo corporativo se mostra cada vez mais competitivo e as empresas tentam, a todo momento, traçar estratégias para reter talentos e manter seus profissionais engajados. E a capacitação de gestores está entre as alternativas que sintetizam essa realidade. Recentemente a Agroforte passou por um processo de melhorias e investiu no treinamento de oito gestores, que serão responsáveis por replicar todo o conhecimento adquirido com a sua equipe.

“Esse foi um passo muito importante para a continuidade das melhorias que já fazem parte da realidade da empresa. Principalmente por aproveitar o potencial das pessoas e proporcionar uma maior união da equipe. Isso faz com que as decisões e o trabalho fluam de uma maneira mais positiva. Durante as dinâmicas todos conseguiram opinar, compartilhar experiências e debater vários temas de extrema importância na formação de líderes de eficiência”, relata João Odeni, gerente de manutenção industrial da fábrica.

A iniciativa visa o bem-estar dos colaboradores e busca entender qual o melhor caminho a ser seguido para potencializar os resultados do grupo. A indústria tem investido em várias melhorias em seus processos e o treinamento corporativo está em destaque. Principalmente para melhorar a capacidade de gestão desses profissionais e também de comunicação com toda a equipe. E para isso, o start foi dado justamente com a avaliação comportamental e de perfil de cada um dos gestores.

“A troca de experiências entre o grupo sempre é válida, pois enriquece a aprendizagem. O curso de liderança abriu minha visão, além de todo o conteúdo abordado ter agregado conhecimento e vivências que já estão sendo compartilhadas com toda a equipe. Saber que a Agroforte está comprometida com nosso desenvolvimento profissional melhora o ambiente de trabalho e dá mais confiança de que estou no caminho certo”, pontua Ana Carolina Vargas Cassaril, responsável pela qualidade da indústria.

A metodologia aplicada pela empresa Linky Desenvolvimento Humano, sob o comando dos diretores Fharida Kalinke e Paulo André Charchut Leszczynski, segue o sistema PDCA. Que organiza as fases do processo em: Planejar, Desenvolver, Checar e Agir, sendo que este fluxo deve ser um exercício contínuo de toda a equipe dentro da fábrica.

Além disso, o treinamento aplicado foi dividido em 20% de conceito e 80% de atividades práticas, sendo que o programa desenvolvido conta com seis módulos: Autoconhecimento; Competência comunicativa; Tomada de decisão; Delegação; Visão sistêmica e Gestão de conflitos; e Gestão de Equipe de alta performance.

“Procuramos conhecer o cenário antes do início do processo de capacitação, para entendermos a realidade da empresa. Em nossas atividades sempre buscamos evidenciar a imersão na realidade da empresa, pois é a partir do contexto vivido pelos gestores que possíveis mudanças podem ser implementadas”, destaca Leszczynski. O processo de capacitação faz parte de um projeto macro e segue com avaliações até o final do ano.

Agroforte

Localizada em Biguaçu (SC), a Agroforte é uma das maiores empresas de reaproveitamento de resíduos de pescados do Brasil, gerando mais de uma centena de empregos diretamente. A indústria atua na produção de farinha e óleo utilizados como matéria-prima para a fabricação de ração para cães, gatos, peixes e camarões, além de ser exportada para diversos países.

Sair da versão mobile