Foram convidados vereadores, prefeitos, entidades de classe e representantes do Estado, governo Federal e concessionária
Apesar de toda a expectativa com a entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis e com possíveis novos atrasos, o presidente da Câmara de Vereadores de São José, vereador Matson Cé (PSD), defende que políticos e lideranças da região olhem um pouco mais adiante.
Entregue a obra, em dezembro ou em junho do ano que vêm, haverá impacto nos acessos às cidades da região e eles não estão preparados para receberem o fluxo de veículos. “Vamos em busca de uma garantia de duplicação para a SC-281, que permita a mobilidade urbana da região. Haverá aumento de fluxo nesse trecho e precisamos estar preparados”, disse. Uma reunião pública vai tratar da questão nesta quinta, às 14h00, na Câmara de São José.
Embora o Contorno tenha sido concebido como uma via para desviar o trânsito pesado da Grande Florianópolis, não há dúvidas de que motoristas tentarão usar a nova estrada para chegar mais rápido em São José, Santo Amaro, Palhoça, Biguaçu ou na BR-282. “É a pauta do mês da nossa Casa e estaremos trazendo ainda a presença de outras câmaras vizinhas para que possam nos auxiliar a acompanharmos de fato a obra e termos uma resposta positiva para a população”, complementou Matson.
No caso de São José, a chegada dos veículos será numa espécie de funil na SC-281 – por isso a necessidade de ampliação da capacidade em um trecho de 700 metros.
Além disso, a intenção é acompanhar a par e passo a entrega da obra. Os vereadores de São José estiveram em visita recente aos canteiros da Litoral Sul – gostaram da qualidade do que que foi apresentado, mas se mantém preocupados com os prazos de entrega.
Para a Reunião Pública também foram convidados vereadores e prefeitos da região, além de representantes da sociedade civil, como a Aemflo e CDL São José e o Condes (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana). O convite ainda se estendeu a Senadores e deputados federais e estaduais.