Destaques

Alesc concederá Título de Cidadã Catarinense para a presidente da Acafe

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (30) a concessão do Título de Cidadã Catarinense à reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta. A homenagem consta no Projeto de Lei (PL) 289/2023, que passará pela votação da Redação Final antes de seguir para sanção do governador.

Autor do projeto, juntamente com os demais parlamentares da Bancada do Sul na Alesc, o deputado Julio Garcia (PSD) destacou que a homenagem à reitora é “mais do que merecida”.

“A professora Luciane Ceretta tem uma capacidade de liderança, que faz com que a Unesc seja a universidade mais vibrante do Brasil, o que está mudando a história do Sul de Santa Catarina”, afirmou o parlamentar. “Em todas as atividades que ela desempenha, é reconhecida pela sua dedicação. Ela escreveu uma história em Santa Catarina que merece ser reconhecida.”

Julio apontou a participação da homenageada na aprovação, pela Assembleia, dos projetos que possibilitaram a implantação do Programa Universidade Gratuita. Os deputados Napoleão Bernardes (PSD), José Milton Scheffer (PP), Massocco (PL), Pepê Collaço (PP) e Mário Motta (PSD) se manifestaram pela aprovação do projeto e elogiaram a homenageada.

O presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), também destacou a participação da reitora da Unesc no processo de aprovação do Programa Universidade Gratuita. “Posso endossar todas essas palavras a respeito da reitora, porque sei da capacidade intelectual, da vontade de fazer o bem por Santa Catarina e do poder de articulação para bons encaminhamentos que a professora Luciane Ceretta tem.”

Nascida no Rio Grande do Sul, a homenageada, Luciane Bisognin Ceretta, é graduada em Enfermagem, mestre em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde. Mudou-se para Santa Catarina ainda jovem, onde construiu sua carreira profissional. Foi secretária da Saúde de Iporã do Oeste e mudou-se para Criciúma, onde trabalhou na implantação do primeiro modelo de atenção primária em saúde no município.

Há quase 30 anos, Luciane está na Unesc, onde já foi professora, coordenadora de curso, diretora de unidade acadêmica e pró-reitora e, atualmente, reitora. No ano passado, assumiu a presidência da Acafe.

Compras com cartão
Por maioria de votos, foi aprovado o PL 196/2020, do deputado Volnei Weber (MDB), que proíbe que os estabelecimentos comerciais exijam um valor mínimo do consumidor para as compras pagas com cartões de crédito ou débito. A proposta passará pela votação da Redação Final antes de seguir para análise do governador.

Sair da versão mobile