Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Alesc e Conab discutem situação do milho

A projeção da produção de milho para a safra 2017/18 e os encaminhamentos da fixação da alíquota do ICMS na venda de suínos vivos para fora do Estado foram destaques na reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presidida pelo deputado Natalino Lázare, nesta quarta-feira, 25.

O parlamentar ressaltou a preocupante situação dos produtores sobre a queda na área plantada de milho e cobrou explicações por parte do Governo Federal às ações que estão sendo tomadas diante deste quadro que assola desde o pequeno produtor até a agroindústria catarinense.

“Tenho uma preocupação muito grande com relação a isso. No ano passado tivemos uma séria crise de abastecimento e atualmente temos milho sobrando no Brasil, especialmente nos mercados do Centro-Oeste, mas não temos uma logística definida para trazer o grão para Santa Catarina. O nosso Estado tem um déficit de 4 milhões de toneladas de milho e precisamos de um planejamento para esse grão para cá. Defendo a ideia de que primeiro precisamos comprar o milho produzido dentro do Brasil e somente em caso de emergência buscar alternativas em outros países”, enfatiza o deputado Natalino.

A Comissão de Agricultura da Alesc tem feito um trabalho no sentido de antecipar soluções e não apenas debater problemas
A Comissão de Agricultura da Alesc tem feito um trabalho no sentido de antecipar soluções e não apenas debater problemas – foto>Guilherme Garcia, divulgação 

Para o deputado, o preço do milho praticado hoje poderá ser um desestímulo para os produtores. “Um dos trabalhos realizados é a articulação política junto ao Governo Federal para aumentar o estoque de passagem na Conab/SC, enfatiza”.

A superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Maria de Loudes Nienkoetter, explicou que neste momento não é possível apresentar nenhum dado concreto, pois a instituição iniciou nesta semana um levantamento sobre a intenção do plantio de grãos para a safra 2017/18.

“A Conab tem monitorado e sabemos que é preocupante esta situação, principalmente quando num ano você entra em com uma safra cheia, um estoque de passagem superior a 21 milhões de toneladas e preços pagos aos produtores abaixo do que o ano anterior. Ou seja, teve um incremento na produção, entretanto o preço do milho ao produtor não correspondeu à expectativa dele e isso reflete normalmente na safra seguinte”, afirma a superintendente.

A superintende completa dizendo que a Conab está reforçando os estoques de passagem para manter o abastecimento, principalmente dos pequenos produtores, por meio do Programa de Vendas de Balcão, que está momentaneamente interrompido, mas que deve ser retomado a partir do mês de novembro.

ENCAMINHAMENTOS

Comissão de Agricultura e Política Rural definiu que encaminhará um convite ao secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina para participar da próxima reunião e esclarecer quais são as ações que o Governo do Estado está desenvolvendo para a próxima safra do milho.

ICMS DA SUINOCULTURA 

O colegiado também acatou indicação de Lázare ao governo pleiteando o envio de um projeto de lei para reduzir de 12% para 6% a alíquota do ICMS cobrada na comercialização de suínos vivos entre os estados. “A intenção com a medida é equiparar-nos ao índice praticado pelo Rio Grande do Sul”, destacou o parlamentar.

Foto: Guilherme Garcia / Divulgação

Posts relacionados

Setor de Transporte Rodoviário de Cargas alerta para impactos do aumento no diesel

Redação

Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão

Redação

Próxima safra brasileira de milho sob riscos

Redação