Blog do Prisco
Manchete

Alesc implanta o SEI e dispensa o uso do papel em processos administrativos

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina oficializou,  com a assinatura do primeiro documento online pelo presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB), a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que irá dispensar o uso de papel na tramitação de todos os documentos, expedientes e processos administrativos em tramitação na Casa.

Durante o evento, realizado no começo da sessão ordinária, o presidente anunciou que o próximo passo é transformar os atos legislativos, como a tramitação de projetos de leis nas comissões, em sistema digital. “Já estamos organizando isso e acredito que ainda este ano conseguiremos fazer também a ativação de todo processo legislativo de forma digital.”

A ferramenta – desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) – passará a ser utilizada oficialmente a partir desta quarta-feira (2), para realizar a tramitação de processos administrativos internos de forma digital, assegurando economia de recursos e aprimorando a eficiência do Parlamento catarinense. O presidente Mauro de Nadal avaliou a assinatura eletrônica como mais um momento histórico do Parlamento catarinense, que vai trazer mais agilidade, modernidade e economia, principalmente na redução de papeis, e mais transparência no Legislativo.

“Esse é o grande objetivo da Assembleia Legislativa e de nossa gestão com a implantação do sistema, que iniciou ainda no ano passado e teve continuidade neste momento em que estou como presidente. O TRF-4 já pratica esse sistema e os resultados são positivos em economia, transparência e agilidade e agora historicamente implantamos essa tecnologia no Parlamento, com assinatura do ato.”

O SEI permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema. Ele foi desenvolvido pelo TRF-4 e cedido gratuitamente para diversas instituições públicas.

O sistema reduz custos com impressão, tramitação e armazenamento de documentos, acelera o andamento dos processos, elimina perdas e extravios e permite o compartilhamento de informações, de forma simultânea, para diversos usuários. O acesso é feito pela internet, e a plataforma gerencia o nível de acesso das unidades e usuários envolvidos.

A Alesc é uma das primeiras assembleias do Brasil a aderir ao sistema, a exemplo de Minas Gerais, Paraná e Alagoas. A implantação contou com o apoio do TRF-4 e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Ney Bueno
AGÊNCIA AL – foto>Daniel Conzi, Ag. Alesc

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação