Manchete

Alesc prorroga validade de incentivos fiscais

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o PL 236/2019, de autoria do deputado Marcos Vieira, prorrogando a concessão de incentivos fiscais até 31 de agosto. Nestes poucos dias antes do término do mês, deputados tentarão intermediar um acordo entre governo e produtores. 

O governo do estado provocou uma verdadeira avalanche de críticas e reações depois de ter aumentado as alíquotas de ICMS para defensivos agrícolas e produtos da cesta básica  a partir de 1 de agosto. Sobretudo por não ter cumprido a promessa de dialogar com o setor antes de decretar as majorações.

Foram 35 votos favoráveis e nenhum contrário. Quatro deputados estavam ausentes da votação – Luciane Carminatti, Sargento Lima, Romildo Titon e Kennedy Nunes – , que terminou agora há pouco na Alesc.

Na prática, a matéria mantém até o dia 31 de agosto a alíquota de 7% no ICMS cobrado a diversos produtos, como carnes de suínos e aves, água, erva-mate, lacticínios, farinha de trigo, cerâmica vermelha, entre outros, além da isenção aos defensivos agrícolas.

Posts relacionados

Facisc defende aumento do ICMS para importações para maior proteção às empresas catarinenses

Redação

Alterações no regime remuneratório dos militares e na estrutura da PC têm aval de Finanças

Redação

Boas conversas com vistas a 2026

Redação
Sair da versão mobile