A decisão do ex-prefeito Gean Loureiro de apoiar a candidatura do também ex-prefeito Dário Berger está repercutindo negativamente. Esta parceria marca a reunião de dois políticos que já controlaram o Paço Municipal por quatro mandatos.
Troca de Vice
Em 2020, Gean Loureiro trocou seu vice, João Batista Nunes, pelo empresário Topázio Silveira Neto, enquanto se preparava para concorrer ao governo do Estado pela União Brasil, apoiado pelo PSD. João Batista Nunes, por sua vez, foi acolhido na coligação do PP com o PSDB como vice de Angela Amim, apoiada por Dário Berger.
Diferenças
As famílias Amim e Berger, conhecidas por suas rivalidades históricas, passaram de adversários e inimigos declarados para a condição de aliados.
Confrontos
Angela Amim buscava derrotar Gean Loureiro, que acabou reeleito no primeiro turno. Agora, Gean e Dário Berger, que já foram aliados durante os mandatos do tucano, mas que posteriormente romperam, agora reconciliaram-se.
Apoios
Essas mudanças, incluindo a candidatura de Dário Berger ao Senado em 2022 com Décio Lima do PT ao governo para apoiar Lula da Silva, serão amplamente exploradas na campanha eleitoral que se avizinha.
Campanha
O Partido Liberal, liderado por Jorginho Mello e Jair Bolsonaro, já está fechado com Topázio Silveira Neto nas eleições. O publicitário Fábio Veiga, responsável pelas campanhas de reeleição de Gean Loureiro em 2020 com Topázio como vice, bem como as campanhas anteriores de Dário Berger em Florianópolis, usará seu conhecimento profundo sobre as vulnerabilidades de ambos, Berger e Loureiro, em benefício de Topázio, considerando também a reação do eleitorado de Florianópolis.