Notícias Últimas

Ama Litoral vai receber 400 mil reais em emendas viabilizadas pela vereadora Juliana Pavan

Os recursos vão ser usados para novo centro de diagnóstico

Foi confirmada nesta terça-feira (21), a destinação de duas verbas que somam 400 mil reais para a Ama Litoral- Associação de Pais e Amigos do Autista de Balneário Camboriú.
A conquista é resultado da solicitação da vereadora Juliana Pavan (PSDB), junto aos deputados estaduais Napoleão Bernardes (PSD) e Júlio Garcia (PSD). Cada parlamentar vai repassar 200 mil reais por meio de emenda impositiva, garantida para o próximo ano.
O imóvel que vai abrigar o centro de diagnóstico fica localizado na avenida Alvim Bauer e estava abandonado, até ser cedido para a Ama há um ano e meio pelo governo do estado.

O valor da reforma gira em torno de 350 mil reais, o projeto já está pronto e aguardava recursos para ser construído.
Balneário Camboriú tem cerca 400 crianças diagnosticadas o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento prevê a avaliação e estimulação precoce para tratamento especializado das crianças e adolescentes.
“Tivemos a alegria de contar com o olhar sensível destes dois deputados que olharam para essa demanda tão importante da nossa cidade e nos atenderam. É o maior pedido que eu recebo, famílias que precisam do diagnóstico precoce e não conseguem atendimento que não ocorre na rede municipal. Agora a obra da Ama sai do papel”, comemora Juliana Pavan.
Para o deputado Napoleão Bernardes, “a Ama Litoral faz um trabalho de excelência que transformou o atendimento do autismo. É necessário que, além do terceiro setor, tenhamos também políticas públicas que atendam essa crescente demanda”.
O deputado Júlio Garcia (PSD), se comprometeu a arcar com mais recursos para a obra caso seja necessário.

Exames chegam a custar cinco mil reais

O transtorno do espectro do autista costuma ser identificado pelos especialistas quando a criança tem entre 1 ano e meio e 3 anos. A intervenção precoce em autistas melhora o desenvolvimento geral da criança e permite que sejam independentes ao longo da vida.

Segundo a presidente da Ama Cátia Franzoi, um diagnóstico clínico chega a custar cinco mil reais na rede particular.
“Aqui faremos a avaliação e caso seja confirmado o TEA, a criança entra na fila de espera para receber a estimulação precoce, essencial para a vida do paciente. Esse centro é um sonho nosso realizado através do empenho dos deputados Júlio e Napoleão e principalmente da vereadora Juliana Pavan, grande aliada da Ama Litoral”, finaliza.

Posts relacionados

Diogo Catafesta assumirá a FME em Balneário Camboriú

Redação

Constituintes compartilham memórias sobre a elaboração da Carta de 1989

Redação

Constituintes catarinenses de 1989 são homenageados em sessão especial

Redação
Sair da versão mobile