Em participação no Congresso de Direito Constitucional que comemorou os 35 anos da Constituição, senador Esperidião Amin afirmou que Constituição está sendo maltratada pela Suprema Corte Brasileira
O senador Esperidião Amin participou como palestrante, nesta sexta-feira (8), do Congresso de Direito Constitucional, realizado na Assembleia Legislativa, em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal e Estadual de Santa Catarina.
Durante a explanação, o senador ressaltou a importância da celebração dos 35 anos, mas lembrou que a Constituição está sendo muito maltratada pela Corte Suprema Brasileira.
— A Constituição também está sendo muito maltratada, muito maltratada pela Corte Suprema Brasileira. Eu tenho vergonha de que na mesma semana em que é condenado em Nova Iorque o corruptor que repassou dinheiro pra servidores públicos brasileiros que foram condenados na lava jato, e agora foram soltos e indenizados, estão sendo indenizados na mesma semana se condenou o corruptor, ou seja, em Nova Iorque.
Esperidião Amin fez questão de lembrar também da fraude que é o inquérito das omissões do 8 de janeiro.
— A fraude é o inquérito das omissões do 8 de janeiro, em que está sendo ignorado o fato de que 48 agências do sistema brasileiro de inteligência foram informadas às 19h40 do dia 6 de janeiro de que ia ver a invasão do Congresso. E sumiu a Força Nacional, sumiram as filmagens no Ministério da Justiça, e não há nenhum réu da omissão de quem permitiu que o vandalismo acontecesse e se aplicam penas de 17 anos por abolição, tentativa de abolição do estado de direito, golpe de estado a quem pichou uma estátua, estátua da justiça que nós temos que ver, isso é vandalismo e tem que ser condenado, mas isso não é atentado à democracia. Atentado à democracia é politizar decisões judiciais para cumprir um objetivo político e às vezes a desmoralização começa de fora para dentro, acho que é o que vai acontecer – finalizou.
foto>Solon Soares, Ag. Alesc