Destaques

Amin confirma vinda de ministro a SC por causa de cheias

O senador Esperidião Amin participou na manhã desta terça-feira (10) de uma nova reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com a Defesa Civil Nacional e Estadual para prestar apoio diretamente aos mais de 130 municípios afetados pelas fortes chuvas em Santa Catarina. O encontro remoto contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que confirmou ao Fórum a sua presença no Estado nesta quarta-feira (11).

Amin ressaltou que é muito importante a reunião técnica que será realizada na tarde de hoje de capacitação exclusivamente para os funcionários/defesa civil dos municípios, para a defesa civil explicar tecnicamente aos atingidos como funciona o sistema e como elaborar os planos.

– É fundamental essa reunião para evitar que prefeituras não sejam informadas corretamente daquilo que é emergência, vida e sobrevivência, ou seja, providências emergenciais e as estruturais de reconstrução, que, sem um bom levantamento do prejuízo e do custo da reconstrução, vai começar a dar aquela aflição que sempre acontece com os prefeitos que são os que carregam os “pianos nas costas” – ressaltou Esperidião Amin.

O senador voltou a salientar a importância da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) nesse processo.

– O projeto da Jica não tem tido continuidade no Governo do Estado. Para que tenha continuidade é preciso que haja uma decisão de Governo Estadual. Há projetos, eles têm que prosseguir. Quero chamar a atenção sobre a questão das barragens. Das três barragens, uma é de concreto, que é a do município de Taió. As duas outras não são concretadas. A de José Boiteux deve estar com os túneis laterais obstruídos ou pelo menos parcialmente obstruídos pois não tem tido manutenção. Salientamos ao secretário da Defesa Civil, Coronel Armando, que é necessário fazer parte do pacote, já que é dívida do Governo, já que a barragem não foi concluída desde 1994 – finalizou.

Posts relacionados

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação

Prefeito Eduardo Freccia apresenta avanços econômicos de Palhoça na FIESC

Redação

Naatz propõe mobilização política e empresarial contra corte de recursos para obras estruturais em SC

Redação
Sair da versão mobile