Notícias Últimas

Amin e Jorge Seif alinham com governador Jorginho Mello a compra de embarcação de Busca e Resgate (LIFEBOAT) para maior segurança em alto-mar

Preocupados com a segurança das embarcações em Santa Catarina, o senador Esperidião Amin recebeu no seu gabinete, em conjunto com o senador Jorge Seif, o governador Jorginho Mello.

A pauta foi a respeito da compra de equipamento para salvar pescadores e tripulantes em alto-mar. Isso porque no dia 16 de junho deste ano, uma embarcação pesqueira com oito tripulantes virou de cabeça para baixo na costa da cidade de Garopaba, no litoral sul catarinense. Infelizmente, duas pessoas foram a óbito.

Para que seja evitado esse tipo de acidente, a ideia é que o Governo do Estado adquira uma embarcação de Busca e Resgate (LIFEBOAT) para o emprego pela Marinha do Brasil, em SC. Com a compra desta embarcação, possibilitará a redução do tempo de resposta aos eventos de Busca e Salvamento, em alto-mar, sob mar grosso e ventos fortes, aumentando a chance de sobrevivência de vítimas de acidentes marítimos, tais como ocorrido com o barco pesqueiro, em junho passado.

– Logo depois daquele acidente trágico que vitimou dois tripulantes da embarcação pesqueira “BP Safadi Seif”, nós recebemos uma sugestão do comandante do 5º Distrito Naval para que o Estado adquirisse uma “LIFEBOAT” (bote salva vidas), de aproximadamente 15 metros de comprimento, no valor de R$10 milhões. Tanto eu, como o senador Seif, fizemos um pedido ao governador. Hoje, na conversa, conseguimos anuência do Jorginho Mello, ele fará a aquisição. Essa lancha vai ser disponibilizada para a Marinha. Provavelmente vai se localizar em Laguna e vai dar junto com os barcos da Marinha, os helicópteros. Com isso, ela vai conjugar um valor triplo para aumentar consideravelmente a segurança da pesca no litoral catarinense – destacou Amin.

– Acho que é um momento para celebrar este barco locado provavelmente em Laguna, onde vai atender exatamente na região de mar mais perigoso para a pesca. E acho que com isso nós estaremos dando mais segurança, tanto para o pescador artesanal, quanto para o pescador industrial, e para navegação em geral. Temos que agradecer o governador e dizer aos pescadores de Santa Catarina que não há como recuperar aquilo que se perdeu, mas prevenir para que não ocorra e tendo mais recursos para atender, acho que teremos um progresso – finalizou.

A audiência no gabinete também contou com a presença do secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, e da Secretaria de Articulação Nacional, Vânia Franco.

Posts relacionados

A surpreendente declaração de Marcos Vieira sobre seu futuro político

Redação

COSUD SC: encontro termina com propostas nas áreas da Segurança, Meio Ambiente e Economia

Redação

Processo de 3 décadas é resolvido e SC receberá royalties do petróleo

Redação
Sair da versão mobile