Um dos assuntos debatidos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal nesta terça-feira (28), foi o aumento do ICMS nos Estados. Após manifestações do presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso, e do senador Oriovisto Guimarães, onde ambos criticaram o aumento em seus estados, Goiás e Paraná, respectivamente, o senador Esperidião Amin fez questão de elogiar o governador Jorginho Mello que, até o momento, não aumentou impostos.
– E queria cumprimentar o nosso ex-colega senador, Governador de Santa Catarina, que até agora resistiu, ou seja, ainda não deu esse passo (aumento) – e espero que não dê.
Ainda sobre a ação dos governadores, Amin complementou.
– Eu já conheci habeas corpus preventivo, mandado de segurança preventivo, agora aumento de imposto preventivo? Numa competição… Preste atenção! “Olha, aumenta o mais cedo possível para a tua média melhorar.” É uma competição, para o mal, para não ser prejudicado. Isso é uma coisa realmente muito complicada para um país que sempre sofreu dificuldades permanentes de tentações – finalizou.