Reunião de parte da bancada do PP na manhã desta quarta foi positiva para Esperidião Amin. Mas não foi definitiva porque muitos deputados ainda não haviam chegado a Brasília. Para a tarde de ontem, estava prevista nova rodada de negociações. Oficialmente, a legenda deve formalizar apoio ao catarinense. Nos bastidores, contudo, projeta-se que boa parte dos progressistas descarregue votos em Rogério Rosso (PSD-DF), o grande representante do Centrão, do qual o PP faz parte.
O mesmo movimento deve ocorrer no PSDB, que fechou com Rodrigo Maia (DEM-RJ). O grosso dos votos tucanos, contudo, deve ir para o aliado de Eduardo Cunha, o pessedista do Distrito Federal. A lógica é simples. O PSDB apoia o Centrão agora, com a perspectiva de preservar o mandato de Cunha, e espera a retribuição em fevereiro de 2017, quando um novo presidente para dois anos deve ser eleito. O tucanato quer voltar ao comando da Câmara.
Cruzada inglória
Se Rogério Rosso vencer e assumir como presidente-tampão, Cunha tem grandes chances de sobreviver. Mesmo que o processo de cassação não reinicie na Comissão de Ética, com Rosso no comando, manobras em plenário podem favorecer seu aliado.
Força presidencialista
É o presidente da Casa quem define que tipo de voto aberto será estabelecido para decidir o futuro de Cunha. Se aberto nominal, que exige a manifestação em plenário de cada deputado; ou se aberto com votação no telão, que favorece o “sumiço” de parlamentares que não queiram votar. A cassação do peemedebista depende de 257 votos. Se houver menos deputados em plenário na hora da sessão, ele escapa!
O bunker da propina
A imprensa nacional está divulgando que o apartamento funcional que foi utilizado pelo ex-deputado federal João Alberto Pizzolatti era o local de distribuição das propinas da Petrobras. Era para que lá que deputados beneficiados, como Pedro Corrêa, Waldir Maranhão (ele mesmo!), Mário Negromonte, e outros iam para pegar seu quinhão da roubalheira.
O apê que era do catarinense, hoje uma espécie de refugiado político em Roraima, virou a central de distribuição da propina, um bunker onde o butim era fatiado!
Juventude
O presidente do PMDB da Capital, o deputado estadual Gean Loureiro, reestruturou o segmento jovem de seu partido já pensando na mobilização e engajamento da juventude manezinha. Neste sábado, o pré-candidato estará em mais uma reunião com o grupo. Desta vez a temática será em torno de políticas e ações para jovens. O evento será realizado no Lira Tênis Clube, é aberto ao público e quem quiser participar, é só chegar.
Mais um
O prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann (PMDB-foto), que já foi presidente da Fecam, almoçou nesta segunda, no Restaurante Majestic, em Florianópolis, com o presidente em exercício da Assembleia, Aldo Schneider, e com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça.
Só dificuldades
O alcaide comunicou aos dois principais líderes do PMDB do Alto Vale que não disputará a reeleição. Sua postura é sintomática e já atinge cerca de 35% dos prefeitos com possibilidade de reeleição no Brasil. Além da falta de dinheiro (os prefeitos administram, em média, somente 12% do que o município arrecada), sobram cobranças, seja do Ministério Público, do TCE, das entidades de classe, das redes sociais, e daí por diante.