Destaques

Amin informou na CPMI que a Abin não colocou sigilo em relatórios fraudados

Senador Esperidião Amin informou na CPMI que a Abin não colocou sigilo em relatórios fraudados

Na CPMI do 8/1 desta terça-feira (11), o senador Esperidião Amin criticou que até o momento nenhum dos agentes da “omissão” foi chamado até agora para depor. O parlamentar catarinense ainda informou que o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, revelou na semana passada, durante a sessão da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), que o órgão de inteligência nunca colocou sigilo nos relatórios enviados à CCAI.

– Aqueles relatórios que estão disponibilizados, ainda em caráter sigiloso, para os membros da CPMI, e todos ali podem observar que, no dia 6 de janeiro, às 19h40min, foi prestada a seguinte informação: “Pessoal, vai haver invasão do Congresso Nacional”. Estão ouvindo? Quarenta e oito agências. Nenhuma pessoa vinculada a qualquer uma dessas 48 agências foi chamada para ir à CPMI! – disse Amin.

O senador ainda lembrou que foi requerido a quebra do sigilo por ele em três oportunidades.

– Nós requeremos três vezes: em fevereiro, em maio e na semana passada. E sabe o que a Advocacia Geral do Senado fez com o nosso pedido? Fez uma petição ao Ministro Alexandre de Moraes, ontem, pedindo permissão para entender que aqueles relatórios não têm sigilo – disse.

Amin finalizou a sua manifestação afirmando que o grau de obediência que a CPMI está tendo ao império da omissão é um escândalo.

Sair da versão mobile