Manchete

Amin quer que governo edite MP permitindo que o carvão participe de transição energética

O senador Esperidião Amin participou nesta quarta-feira (12), da reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar da reativação da térmica a carvão Candiota 3. A unidade localizada em Candiota (RS) está sem operação desde janeiro deste ano, quando se encerrou o contrato de produção e fornecimento de energia. O evento contou com a presença de prefeitos, deputados e senadores do sul, incluindo mandatários de SC, e também do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O pleito dos prefeitos e congressistas da região sul do país, é que o governo edite uma Medida Provisória para que a usina volte a operar por ao menos 10 anos. No ano passado, o Congresso articulou uma emenda no PL das eólicas offshore que garantia um subsídio para a contratação de energia de térmicas a gás e carvão existentes até 2050, mas o presidente Lula vetou o dispositivo.

— Participei ontem da reunião com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre a questão do carvão. A emergência agora é a usina de Candiota, no Rio Grande do Sul, mas isso vale para Santa Catarina e o Paraná. A proposta que fizemos é que o governo federal edite, por Medida Provisória, a permissão para que o carvão participe e efetive a transição energética, ou seja, com a contratação da usina de Candiota, alivia a pressão sobre o Rio Grande do Sul e é de interesse também de Santa Catarina – destacou Esperidião Amin.

foto>divulgação

Posts relacionados

Para Portugal, momento histórico favorece acordo entre UE e Mercosul

Redação

Carol De Toni denuncia Lula por crime de responsabilidade fiscal no caso do programa Pé-de-meia

Redação

“A denúncia decorre do ódio, de desespero e do medo”, afirma Amin

Redação
Sair da versão mobile