Blog do Prisco
Manchete

Amin questiona julgamento do STF sobre constitucionalidade da Lei das Estatais

O ministro Kassio Nunes Marques do STF pediu vista e suspendeu mais uma vez, nesta quarta-feira, o julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre a validade de trechos da Lei das Estatais (Lei 13.303/2016), que restringem a indicação de políticos para a diretoria de empresas públicas.

Diante desta decisão, o senador Esperidião Amin pronunciou-se na sessão do Senado Federal de hoje preocupado quanto às decisões monocráticas tomadas pelo STF que, em determinados casos, se sobrepõem às leis aprovadas pelo Parlamento, instituição que representa o eleitorado. Ressaltamos que uma decisão individual pode gerar insegurança jurídica. Por exemplo, a retomada, pelo STF, do julgamento sobre da constitucionalidade da Lei das Estatais que veda a participação de políticos em empresas públicas.

– Se o colegiado do Supremo disser que o artigo tal fere a Constituição, nós temos que acatar se o Estado é de direito. Agora, não é inerente ao Estado de direito que uma lei aprovada, neste ritmo normal, deixe de vigorar por uma penada, por uma canetada individual por mais respeitável que seja o conhecimento jurídico de quem o faça – disse Esperidião Amin.

Posts relacionados

Carol De Toni assume presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado em evento prestigiado por lideranças nacionais

Redação

Santa Catarina Revoluciona Segurança em Presídios com Scanners Corporais

Redação

PT é contra a democracia e pede prisão de quem convoca manifestação, um direito sagrado

Redação