Destaques

Amin realizou audiência com ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações para discutir a implementação do Plano de Transição Energética Justa para Santa Catarina

Na última quarta-feira (12), o senador Esperidião Amin esteve reunido com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, para discutir a implementação do Plano de Transição Energética Justa para Santa Catarina, publicado pela Casa Civil em 27 de dezembro de 2022, atendendo ao disposto na Lei 14.299/22 de 05/01/2022. Dentre as ações prioritárias do Plano consta, itens de responsabilidade do Ministério de Ciência Tecnologias e Inovações, em especial promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Polo de Transição Energética Justa do Sul de SC, mediante atividades de pesquisa, inovação, digitalização, com vistas a transformar a região em polo de tecnologias de energia limpa, automação e sustentabilidade.

Quem participou da audiência foi o engenheiro Fernando Luiz Zancan, representando a Associação Brasileira do Carvão Mineral – ABCM. Ele solicitou a viabilização da Rede de Carvão, fomentando a pesquisa, desenvolvimento e inovação para o carvão mineral.

O presidente da ABCM fez uma apresentação sobre todas as ações que a indústria carbonífera está executando, na área de desenvolvimento tecnológico e inovação junto a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, mostrando o leque de pesquisas científicas (captura de CO2, fertilizantes, aproveitamento de resíduos de termelétricas)  que está sendo executado no Centro de Tecnologia e Inovação da SATC. Apresentou também a proposta de criação de um distrito de inovação em Criciúma – Projeto Cidade do Conhecimento, que faz parte da Transição Energética Justa, que terá como pilares a criação da nova economia de baixo carbono e tecnologias aplicadas.

O Eng. Zancan relatou que um dos projetos da Cidade do Conhecimento é o estabelecimento de um Centro de Suporte em Cybersegurança que conta com o suporte da empresa israelense BasecampInnovation, que implantou em 6 anos o parque tecnológico de Beersheva/Israel, especializado nesta área.

O senador Amin apresentou uma emenda parlamentar para o primeiro projeto do Centro de Cybersegurança, que conta com capacitação no Brasil e Israel, ainda no ano de2023, e portanto solicitou especial atenção para sua aprovação e liberação dos recursos. A ministra ficou bem impressionada com a apresentação e relatou que o assunto de transição energética justa é dos eixos prioritários do MCTI e que haverá recursos para o seu desenvolvimento. O Senador aproveitou a oportunidade para fazer um convite para Ministra ir conhecer o Centro de Tecnologia da SATC, que ela aceitou e deverá ser oportunamente agendado.

A audiência também contou com a presença de assessores da deputada e  presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Carol de Toni, e da deputada Geovânia de Sá.

Posts relacionados

PT é contra a democracia e pede prisão de quem convoca manifestação, um direito sagrado

Redação

“Isso só pode ser uma proposta política para confirmar uma narrativa”

Redação

Amin se manifesta sobre processo que tornou Bolsonaro réu

Redação
Sair da versão mobile