Tomou posse como juíza efetiva do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na categoria jurista, nesta sexta-feira (4), a advogada e mestre em Direito Ana Cristina Ferro Blasi. A posse aconteceu às 18h30, no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A juíza permanecerá no cargo durante o biênio que vai até o dia 4/09/2017.
Após a proclamação do hino nacional, Ana Cristina Blasi foi conduzida à sala da cerimônia pelo juiz do TRE-SC Vilson Fontana. A leitura do termo de posse foi realizada pelo diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins e, em seguida, aconteceu a assinatura do referido documento.
A empossada agradeceu aos presentes, amigos, colegas de profissão e familiares e destacou sua satisfação ao assumir o novo cargo.
“Aprendi com meu pai que o juiz deve impor seu respeito e que deve respeitar o Judiciário. Sempre pensei assim e esse será o norte que me orientará durante o período em que eu estiver ocupando o altíssimo cargo de juiz titular do TRE de Santa Catarina.” Antes de encerrar a solenidade, o presidente do TRE-SC, Sérgio Baasch Luz, cumprimentou a nova integrante da Corte Eleitoral. “Estou certo de que o ingresso de Vossa Excelência neste respeitável colegiado irá abrilhantar ainda mais os debates e as decisões deste Tribunal, na busca incessante da melhor solução jurídica para o caso concreto, contribuindo, dessa forma, para manter a operosidade e a tradição de respeitabilidade da Justiça Eleitoral de Santa Catarina.”
Além do presidente do TRE-SC, fizeram também parte da mesa de honra do evento o presidente do TJ-SC, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, os ministros do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi e Marco Aurélio Buzzi, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga Neto, o presidente da Ordem de Advogados do Brasil, Tullo Cavallazzi Filho e o procurador-chefe do Ministério Público Federal de Santa Catarina, Marcelo da Mota.
Currículo
Ana Cristina Ferro Blasi é graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entre outras atribuições que já exerceu na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) destaca-se a nomeação como Secretária-Geral da Seção de Santa Catarina em 2013.
Além disso, a juíza exerce a advocacia desde 1992. Em 2005, Ana Cristina foi membro/fundadora do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC).
Em 1995, foi aprovada no concurso público para professora auxiliar do curso de Direito da UFSC. A juíza já lecionou tanto na UFSC quanto na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde ministrou a disciplina de Direito Administrativo.
Composição do Pleno
De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal de 1988, o TRE-SC é composto por dois juízes escolhidos entre os desembargadores do TJ; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo TJ; de um juiz do TRF; e dois juízes nomeados pelo Presidente da República.
Fotos: Alcides Junkes, divulgação