O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini (foto), recebeu representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na ocasião, foram apresentados os principais empreendimentos de transmissão de energia elétrica que serão objeto de leilão na próxima segunda-feira, 24. Somados, os investimentos no Estado devem chegar a R$ 1,5 bilhão
A Aneel vai leiloar concessões para a construção, operação e manutenção de 7.400 km de linhas de transmissão em 20 Estados. O leilão será dividido em 35 lotes, com investimento previsto de R$ 13,1 bilhões. “Destes, dois lotes são para Santa Catarina, contemplando 484 km de linhas de transmissão. O maior trecho é entre Abdon Batista e Siderópolis, com 261 km. Será realizado, também, leilão para instalação de um compensador estático em Biguaçu”, explica Chiodini.
“Esta é uma importante ação para melhoria da capacidade de transmissão de energia e vai resultar em muitos benefícios para indústrias e população em geral”, destacou o presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Gerson Berti, presente na reunião.