Notícias

Angela debate desenvolvimento da cidade na Associação Catarinense de Engenharia

“As engenharias têm um papel extremamente importante no que entendemos como um conceito de governança na administração pública e na busca de soluções para os problemas da cidade.” As palavras da candidata a prefeita Angela Amin (PP), durante um encontro na manhã de quinta-feira (11) a convite da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), foi um reconhecimento, mas também um chamado, ao papel da classe em contribuir para superar os desafios impostos para o desenvolvimento do município. Angela abriu, junto com o candidato a vice na chapa, professor Rodolfo Pinto da Luz (PSD), o ciclo de conversas com candidatos à prefeitura promovido pela entidade.

Além da própria ACE, outras organizações da classe também se fizeram representadas no encontro, como o Conselho Regional de Engenharia (CREA-SC) e Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC). Ao iniciar sua explanação, a candidata lembrou que, desde quando deixou a prefeitura em 2004, foi se especializar, escolhendo a Engenharia do Conhecimento quando cursou mestrado e depois doutorado.

Angela Amin fez um relato sobre o trabalho de consulta coordenado por ela nos últimos três meses, onde ouviu e colheu sugestões junto à população, especialistas e entidades, entre elas o CREA-SC. Ao citar o exemplo do projeto do Plano Diretor do município, atualmente em fase de consulta popular, a candidata do PP destacou a participação das engenharias em assegurar a viabilidade técnica ao conjunto das sugestões da população. “A engenharia e a arquitetura, assim como a área do Direito, é quem pode conferir ao Plano o caráter de instrumento legal para o gerenciamento da cidade”, destacou.

Para o candidato a vice, Rodolfo Pinto da Luz, o “Plano Diretor precisa ser claro, garantindo um ambiente de segurança jurídica e técnica para que os projetos tenham início e conclusão”. É para essa segurança que Angela chama a atenção das entidades ao citar, por exemplo, o atual processo de habilitação de projetos de construção na cidade, tornando-o mais eficiente e facilitado tanto para quem quer investir como para a população.

Dentre outros temas tratados durante a conversa, a mobilidade urbana, a revisão do processo de macro drenagem/saneamento básico, o transporte marítimo, coleta de lixo e a revitalização da cidade também ganharam destaque. Demandas essas muito recorrentes entre a população segundo a própria candidata, que destacou a iniciativa dos engenheiros em contribuir com soluções para resolver os gargalos do desenvolvimento e bem-estar de Florianópolis.

Foto>

Sair da versão mobile