Blog do Prisco
Coluna do dia

Antídio candidato

No Oeste, base histórica do deputado federal Celso Maldaner, o prefeito Antídio Lunelli, devidamente licenciado do Executivo de Jaraguá do Sul, promoveu agendas de pré-campanha e foi saudado como o nome do MDB para a majoritária estadual.

Em Chapecó, o evento reuniu mais de 200 pessoas. Com direito a manifestações contundentes de apoio a Antídio. O jaraguaense, único prefeito reeleito da história da cidade, tem o desafio de tornar-se conhecido fora do Vale do Itapocu.
Neste momento seus roteiros também tem validade nesta direção, considerando-se o ambiente interno do MDB, partido mais capilarizado do Estado.

Sem prévias

As prévias do MDB estão sepultadas depois da inteligente tacada de Maldaner. O presidente estadual praticou o gesto, abriu mão da pré-candidatura em favor de Antídio e neutralizou o grupo que não queria a eleição interna, tendo como pano de fundo a tentativa de abrir caminho para o hipotético ingresso de Moisés da Silva no Manda Brasa.
Dário Berger está fora da disputa e do partido e Maldaner agora apoia Antídio.

Tudo a seu tempo

Até a convenção homologatória, que provavelmente deve acontecer em agosto, muita água vai passar por debaixo da ponte. Antídio Lunelli, contudo, vai pavimentando com maestria seu caminho. Paciente, experiente, ele sabe ouvir e agregar.

Manifestações

Ex-vereador e candidato emedebista à prefeitura de Chapecó, Clayson Fossá, agradeceu a Antídio e o saudou como candidato a governador.
Vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, elogiou a condução de Celso Maldaner, que soube ouvir as bases. Segundo ele, a base emedebista quer cabeça de chape e quer Antídio na cabeça.

Contundente

A manifestação mais contundente, no entanto, foi a do prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi. “Temos o melhor produto para oferecer a Santa Catarina. Moisés não tem 30% nas pesquisas para tentar a reeleição. Não vai se reeleger nunca.” Como foi a fala de um prefeito do MDB e existe uma certa mística de que o Pix de Moisés agregou prefeitos estado afora em torno de seu projeto de reeleição, fica o registro.

Chorar o prejuízo

A audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, inicialmente agendada para o dia 8 de março, será realizada na semana que vem, no retorno das atividades do Congresso Nacional. A definição do dia e horário será divulgada posteriormente. O encontro será de forma híbrida. A pauta é referente ao corte de R$ 43,2 milhões previsto no Orçamento da União para investimentos em rodovias federais no Estado de Santa Catarina em 2022. A informação foi confirmada pelo senador Esperidão Amin em conversa com o ministro.

Candidatura

Em reunião de trabalho do PL de Blumenau , na noite desta terça-feira última ( 25) , a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr marcou presença e reafirmou que seu nome està à disposição do partido como pré-candidata a deputado federal para as eleições deste ano. O encontro contou ainda com vereadores, lideranças locais e regionais do partido, sob a organização do deputado estadual Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Assembléia e agora também coordenador da pré-campanha estadual dos liberais na região do Médio Vale do Itajaí em torno da campanha ao governo do Estado, do senador Jorginho Mello e da reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro.