Destaques

ANTT estuda estender em 15 anos a concessão da BR-101 em Santa Catarina para a empresa Arteris

O objetivo é contemplar a construção de dois túneis na região do Morro dos Cavalos e ampliação da rodovia no trecho de Balneário Camboriú e Itajaí

Audiência pública foi proposta pela deputada federal Daniela Reinehr (PL) e teve participação do deputado estadual Carlos Humberto (PL).

Deputado Carlos Humberto

O problema na região do Morro dos Cavalos é crônico: em época de chuva, é comum ocorrerem deslizamentos e a interdição da BR-101 – e foi o que aconteceu em abril. A rodovia, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e Paraná, ficou totalmente interditada por 50 horas, e seguiu com bloqueios parciais por quatro dias. Além disso, o novo prazo contratual deve prever terceiras faixas entre Navegantes e Itapema, além de uma rodovia paralela à BR 101.

Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues explicou que a agência recebeu proposta de extensão do contrato da Arteris Litoral Sul e deve protocolar o pedido na Câmara de Solução Consensual do Tribunal de Contas da União (TCU) em breve. Segundo ele, se realizada ainda neste contrato, que durará mais nove anos (até 2033), a obra teria forte impacto sobre a tarifa de pedágio.
“Com 15 anos adicionais aos nove anos, isso permitiria a gente ter uma tarifa adequada à realidade do catarinense e permitiria incluir uma quantidade de obras maior”, disse. Conforme ele, a construção dos túneis na região do Morro dos Cavalos seria contemplada logo nos primeiros anos do contrato repactuado, e a tarifa aumentaria à medida que as obras fossem entregues.

Economia

Segundo o atual líder do governo catarinense a paralisia na BR 101 na região de Itajaí é visível e causa muitos prejuízos para a economia catarinense. “Estimativas da Fiesc são de que a fluidez do trânsito traria um impacto positivo de cerca de R$ 9 bilhões até 2032, além da segurança aos usuários da rodovia”, destaca Carlos Humberto.

Contrato atual

O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (7), a pedido da deputada Daniela Reinehr (PL-SC).
“Quando eu fiz o requerimento, nós estávamos vivendo um deslizamento bastante grave no Morro dos Cavalos, algumas pessoas ficaram dias trancadas na rodovia”, destacou a deputada. “Este é um tema que, para nós, é muito caro há bastante tempo, que já esteve em planejamento, estes dois túneis no Morro dos Cavalos, e infelizmente ele foi deixado de fora do contrato de concessão”, relatou. O contrato de concessão com a Arteris Litoral Sul foi assinado em 2020.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Carlos Humberto (PL) homenageia padre de Camboriú

Redação

Descontentamento federal

Redação
Sair da versão mobile