O vereador Almir Vieira (PP) assumiu a presidência da Câmara de Blumenau no começo do ano passado. Sua condução à frente da Casa lhe conferiu musculatura e desenvoltura. Tanto que é um nome lembrado constantemente para compor de vice em várias chapas inclusive na possível candidatura tucana da vice-prefeita Maria Regina Soar.
Até mesmo para compor no projeto do deputado estadual Egídio Ferrari, embora haja o entendimento de que os liberais devem lançar chapa puro sangue em Blumenau.
Almir Vieira, contudo, trabalha pela sua reeleição. Ele está no segundo mandato e poderia inclusive continuar presidindo a Câmara pois serão legislatura diferentes.
Hoje é o homem de confiança do senador Esperidião Amin na Capital do Vale do Itajaí.
Uma das principais mudanças implementadas pelo parlamentar foram as sessões itinerantes, a exemplo do que a Assembleia Legislativa está fazendo agora no contexto estadual.
Em 2023, os vereadores foram a sete distritos diferentes, aproximando o cidadão do Legislativo. Mais de 1 mil pessoas prestigiaram presencialmente as sessões, conferindo novos ares à Câmara.
Nunca é de mais lembrar que houve várias legislaturas com problemas, pesadas, em Blumenau, com vereadores cassados/enrolados com irregularidades. Realidade que jogou a imagem da Casa pra baixo. Entre a comunidade e entre o empresariado local também.
Ao fim e ao cabo, Almir Vieira, com apoio de seus pares, naturalmente, conseguiu resgatar a credibilidade da Câmara de Vereadores de Blumenau.
Foto: Denner Ovídio/CMB