A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata foi efetivamente eleita pelo povo e, por isso, está apta a tomar posse no cargo
A primeira mulher eleita prefeita na história de Lages, Carmen Zanotto e o vice-prefeito eleito, Jair Junior foram diplomados nesta quarta-feira (18), em solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, no anfiteatro da Unifacvest. Na oportunidade os 16 vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro, também receberam os diplomas.
A exemplo de todo o Estado, a cerimônia foi conduzida dentro dos padrões da Justiça Eleitoral e concedeu à prefeita eleita, Carmen Zanotto plenos poderes para exercer seu mandato no Executivo Municipal.
“Meu compromisso é com todo o povo lageano, independente de sua escolha nas urnas. Vou trabalhar para todos”, destacou em seu discurso a prefeita eleita e agora diplomada.
Carmen Zanotto também fez um chamado aos servidores públicos, de carreira ou contratados, e a toda a sociedade para que participem ativamente de seu mandato. “O comprometimento de cada um dos nossos servidores, somado à força da comunidade, à voz da juventude, à sabedoria dos mais experientes, ao engajamento dos nossos empresários, dos nossos trabalhadores, ao carinho dos professores, o cuidado dos profissionais da saúde, tudo isso tem um papel essencial na construção do nosso futuro”, disse.
Primeira mulher eleita para estar à frente da Prefeitura de Lages, Carmen agradeceu amplamente o apoio recebido durante a campanha, à parceria do governador Jorginho Mello, o constante incentivo de familiares, em especial sua mãe, e a presença de todos sem distinção. “Eu me comprometo com vocês, cidadãos lageanos, que cada decisão será tomada com olhar voltado para o bem-estar coletivo. Farei a política que dialoga com o povo, que pensa na cidade no presente e no futuro, que busca inovação, sem jamais abrir mão dos valores e das nossas tradições. E eu não posso deixar de agradecer além daqueles que confiaram em mim, mais uma vez, aqueles que discordaram de mim, mas que acreditam no diálogo, no respeito e na democracia. Afinal, a política verdadeira é aquela que une, que reconcilia e que escuta. Com a honra de ser diplomada, com grande responsabilidade de governar a nossa cidade, e com a certeza que juntos podemos fazer a diferença, peço que ao longo da nossa jornada possamos sempre lembrar da nossa maior força, pois ela está na nossa união”, frisou.
“Vamos, juntos, fazer de Lages um exemplo para Santa Catarina e para o Brasil. O melhor de Lages está por vir! Que Deus e Nossa Senhora dos Prazeres, nos abençoem sempre”, finalizou.
Aplaudida de pé, Carmen Zanotto também recebeu as felicitações da desembargadora presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Maria do Rocio Luz Santa Ritta. “É com grande entusiasmo, pela minha condição de mulher, presidente de um valoroso Tribunal, carinhosamente chamado de Tribunal da Democracia, que compareço para participar desse momento solene, contagiante, cercado de um simbolismo todo especial. Não apenas por se estar diplomando uma mulher guerreira, preparada, uma profissional de saúde que abriu mão do seu dia a dia para ingressar na vida pública, passando a dedicar-se e a contribuir para salvar mais vidas, mas por reconhecer a importância da ascensão de uma mulher que é um exemplo e uma referência para nossas crianças e nossos jovens”, enalteceu.
Compuseram a mesa de autoridades o juiz eleitoral, presidente da Junta Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, e presidente da sessão solene, Joarez Rusch, a quem coube a condução dos atos oficiais; o vereador Heron Costa Anderson de Souza, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lages, Aldori Antônio Freitas; o promotor eleitoral com atribuição perante a 21ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, Joel Rogério Furtado Junior; o juiz substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Filipe Ximenes de Melo Malinverni; o juiz eleitoral da 104ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, Sérgio Luiz Junkes; o juiz federal, diretor do Foro da Subseção de Lages, Anderson Barg; o reitor do Centro Universitário Unifacvest, Geovani Broering; e o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Gonçalo André Agostini Ribeiro.
Texto: Flávio Fernandes / Fotos: Fernando Moraes