Blog do Prisco
Manchete

Após pressão, governo deve rever calendário para o plantio da soja

Os três estados do Sul, impactados pela Portaria n° 840 editada no dia 7 de julho pelo Ministério da Agricultura, deverão ter um prazo diferenciado para a semeadura de soja na safra 2023/2024. O anúncio deve ser feito nos próximos dias, de acordo com o deputado federal Rafael Pezenti (MDB).

O deputado havia criticado na semana passada a nova norma estabelecida pelo governo, alegando que o calendário de plantação encurtado de 140 para 100 dias, inviabilizaria a chamada “safrinha” de pequenos agricultores. Pela Portaria, produtores estão proibidos de plantar o grão depois do dia 29/12 em Santa Catarina.

Após a pressão dos parlamentares no Congresso Nacional, e de Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal dos estados afetados, o governo federal acatou o apelo de Pezenti e encontrou um meio termo para solucionar o problema.

Uma nova Portaria regionalizando o calendário de plantio da oleaginosa, tornando os prazos mais elásticos para o estado, deve ser publicada pelo Ministério da Agricultura. A expectativa é de que isso ocorra já na próxima semana.

Posts relacionados

Facisc defende aumento do ICMS para importações para maior proteção às empresas catarinenses

Redação

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação