Notícias Últimas

Artistas de diversos setores lotaram o evento “Coisarada Cultural” em apoio a Marquito e Cláudia Zininha à Prefeitura de Florianópolis  

Profissionais que atuam no cenário artístico em Florianópolis, e também no mercado nacional e internacional, lotaram o espaço do Centro Cultural Wagner Segura, no bairro Santa Mônica, na noite de sexta-feira (27), para levar o apoio à candidatura de Marquito (50) e Cláudia Zininha, candidatos a prefeito e vice à prefeitura da Capital.

A primeira edição do evento foi idealizada pela vice, que é cantora, produtora cultural, pesquisadora e também filha de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, autor da célebre composição “Rancho de Amor à Ilha”, hino de Florianópolis. A ideia, além de fortalecer a campanha nesta reta final, foi debater o futuro da cidade em relação à cultura e à importância que as diversas manifestações de arte terão na futura gestão, se a chapa for eleita no segundo turno.

Durante o encontro, que começou às 18h e terminou às 22h, os candidatos da majoritária e a vereadores da chapa revezaram-se no microfone com artistas de áreas, como cinema, teatro, música, literatura e artes visuais. Em todas as falas, o consenso é que Florianópolis pode ser um importante pólo de produção cultural, desde que haja incentivo e uma gestão sensível à cultura. Marquito e Cláudia destacaram os inúmeros talentos que há na cidade e também a rica memória de artistas que contribuíram para a história de Florianópolis, que precisa ser preservada.

Música e alegria- Depois do debate, Cláudia, acompanhada do filho Lui Barbosa (violão) e Denise de Castro (piano), puxou a canção “Viva a Natureza” e cantou junto com o público. A música, composta por Zininho, no início da década de 1980, foi jingle da Floram (Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis). Também não faltou “Rancho de Amor à Ilha”, cantado em coro pelos presentes.

 Plano de Marquito e Zininha para a Cultura- Segundo dados recentes do IBGE, a cidade possui a maior proporção de habitantes atuando no setor da cultura no país, com 10,4% dos seus habitantes trabalhando, formal e informalmente, em atividades culturais. Florianópolis é historicamente uma cidade que produz cultura e oferece um espaço aberto para diversas manifestações culturais. No plano de governo de Marquito e Zininha, algumas das propostas previstas para a área são: o aumento do orçamento da Cultura; o fortalecimento do Conselho Municipal de Política Cultural; a ampliação do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; a representatividade em todos os editais e processos seletivos do município; a promoção de políticas de preservação da memória e do patrimônio histórico; e o incentivo a eventos gratuitos e uso dos espaços públicos como praças, parques, calçadões e ruas.

 

foto>divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina está entre os três estados do país com o menor percentual de moradores em favelas

Redação

História recente

Redação

Forças Policiais de Santa Catarina desmobilizam ações criminosas e atos de vandalismo na Grande Florianópolis

Redação
Sair da versão mobile