Blog do Prisco
Coluna do dia

Artur Lira em Florianópolis na segunda-feira

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) confirmou agenda em Florianópolis na segunda-feira, 18. O progressista é candidato à Presidência da Câmara e concorre com o emedebista Baleia Rossi, que esteve segunda passada por aqui.

Arthur Lira chegará à tarde. Do Aeroporto seguirá diretamente para a Casa d’Agronômica, onde será recebido pelo governador Moisés da Silva. Em seguida, o deputado conversará com lideranças políticas no Hotel Majestic. Na terça-feira, Lira segue sua peregrinação em busca de votos e vai a Curitiba. Deputado federal Coronel Armando, do PSL, é o responsável pela organização da agenda de Lira em Santa Catarina.

O progressista tem apoio do presidente Jair Bolsonaro. A eleição interna na Câmara tem, como pano de fundo, a queda-de-braço entre Bolsonaro e o ainda presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM) e os arranjos eleitorais com vistas ao pleito de 2022.

Agricultura

Ao analisar a mudança no comando da Secretaria de Estado da Agricultura, anunciada ontem pelo governador Carlos Moisés, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) elogiou o trabalho desenvolvido nesses dois anos pelo secretário Ricardo de Gouvêa que deixa o cargo e desejou sucesso ao novo titular, o deputado Altair Silva.

Metodologia

O presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo destaca que Gouvêa, em sua gestão, implantou uma produtiva metodologia de trabalho que ampliou a eficiência da Secretaria e a resolutividade das empresas vinculadas – a Cidasc, a Epagri e a Ceasa. Essa eficiência se refletiu nos serviços prestados às agroindústrias, aos empresários e aos produtores rurais.

Jorge Lacerda

Moisés da Silva participou de reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, para buscar alternativas para evitar a desativação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, no Sul do estado. A reunião teve a participação de uma comitiva catarinense composta por deputados, senadores, prefeitos e representantes da indústria carbonífera.

Carlos Moisés reforçou o pedido de novos leilões de energia para permitir outros investimentos na região, com usinas mais modernas.

Alternativas

O chefe do Executivo apresentou ainda outras alternativas para evitar a desativação do complexo como passar os ativos a um novo controlador, usar os cerca de 10% da glosa atual do carvão, de acordo com a resolução 500 da Aneel, para criação de um fundo para recuperação ambiental da região e postergar a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para o carvão mineral nacional, setor que emprega mais de 27 mil pessoas no Sul do estado.

Parceria

A diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Luxemburgo (CCBRALUX) estiveram em reunião virtual nesta terça-feira (12) para iniciar as tratativas de parceria de cooperação entre as duas instituições. O objetivo é construir um relacionamento estratégico para o desenvolvimento de negócios, estabelecendo condições para que o BRDE possa apresentar à Europa, a partir de Luxemburgo, os indicadores de desempenho econômico-financeiro e os programas de estímulo ao desenvolvimento sustentável.