Presidentes da Associação e do Instituto reuniram-se para debater o Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos da categoria, bem como os 50 anos do órgão ambiental
Em uma reunião produtiva na última semana, os presidentes da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de SC (ASSIMA), Bruno Sodré, e do próprio IMA-SC, Sheila Meirelles, alinharam uma agenda de interesses mútuos em prol dos servidores do instituto e de uma gestão que atue em busca da melhoria da eficiência do órgão. Com destaque para a pauta relacionada ao Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos da categoria, bem como a ações vinculadas à comemoração dos 50 anos de existência do órgão ambiental catarinense, que ocorrerá no dia 30 de julho de 2025.
“Estamos avançando no diálogo com a sociedade catarinense para construção das diretrizes que darão o caminho para a carreira dos servidores do IMA-SC nos próximos anos. Neste processo, ouvir as contribuições do nosso órgão-mãe é fundamental, por isso, apresentamos a proposta metodológica do nosso Plano Estratégico de Carreira à presidente do IMA-SC e iniciamos as tratativas para a participação oficial do órgão em nosso seminário sobre Carreira e Meio Ambiente, que ocorrerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho”, destaca Sodré.
O cronograma de agendas da ASSIMA ainda prevê para os próximos meses, encontros com órgãos de controle como o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado, bem como com o SINTESPE – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina, entre outras instituições representativas.
Sobre o PCCV e o Plano Estratégico de Carreira
A regulamentação da categoria tem o intuito de normatizar por completo a atuação dos servidores do IMA-SC e garantir a vitalidade de suas carreiras, assim como o cumprimento das diretrizes de defesa e preservação do meio ambiente. Para isso, a ASSIMA busca impulsionar a aprovação do Projeto de Lei que trata sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores, o que seria um marco comemorativo às cinco décadas do Instituto.
O PCCV é um dos eixos fundamentais para assegurar a sustentação da carreira dos profissionais. Em paralelo, a Associação dos Servidores está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria. A elaboração e conclusão do documento deverá acontecer até o mês de julho, quando ocorre o aniversário do IMA-SC.
O PEC também volta o olhar para a conjuntura das políticas ambientais em médio e longo prazo, a necessidade de maior resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico. Ou seja, de forma geral, trata-se de um documento que dará as diretrizes necessárias à carreira dos servidores do Instituto.
Sobre a ASSIMA
A Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (ASSIMA) foi fundada em 1978, três anos após a fundação do Instituto do Meio de Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), o qual, à época, era denominado Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente (FATMA). A ASSIMA é uma entidade sem fins lucrativos, que atua de forma autônoma com objetivo de consolidar a atuação profissional dos seus servidores, de modo que esses cumpram sua missão institucional pela conservação e preservação do meio ambiente.