Manchete

Assinado acordo de cooperação entre Assembleia Legislativa e Parlamento Regional de Reggio Calabria

Uma cooperação focada no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional. Esse é o conteúdo do termo de cooperação firmado entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria.

O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (12) na sede do Conselho Regional (equivalente à Alesc), e contou com a presença dos presidentes do parlamento da província da Calabria, Filippo Mancuso, e do Parlamento Catarinense, deputado Mauro De Nadal, e os deputados Dr. Vicente Caropreso, Delegado Egídio Ferrari e Rodrigo Minotto.

Como explica o presidente da Alesc, o acordo prevê benefícios econômicos, sociais, acadêmicos, científicos, turismo e tecnológicos, por exemplo. O acordo respeita as legislações italiana e brasileira.

“É um momento histórico para Santa Catarina e para a Calabria, um momento que significa oportunidades de desenvolvimento em várias áreas, assim como aproximação de dois povos”, diz De Nadal.

Da E para a D: Caropreso, Minotto, Nadal, Mancuso e Ferrari (D) – fotos>divulgação

Da mesma maneira pensa o deputado Minotto: “essa assinatura significa o estreitamento das duas casas legislativas, buscando benefícios importantes para os catarinenses, em áreas como educação, desenvolvimento, turismo e cultura”, destaca.

O deputado Ferrari destaca a troca de conhecimentos que o acordo vai permitir: “vamos levar muitas informações e experiências para o nosso estado. É um momento histórico que nos faz celebrar”, afirma.

Já o deputado Caropreso, que preside a Frente Parlamentar Brasil-Itália, destaca que o termo é fruto de muita conversa e trabalho: “agora, nos cabe convidar o Conselho Regional da Calabria para que nos visite e, assim, estreitamos cada vez mais os laços entre os dois estados”.

O acordo de cooperação tem a validade de quatro anos a partir do momento da assinatura, mas pode ser rescindido se alguma das partes assim entender.

Mais sobre a missão à itália

A parceria entre as duas casas legislativas foi o último compromisso do grupo de deputados estaduais na Itália. Além disso, vários foram os encontros dos quais os parlamentares participaram em solo italiano, como:

Consulado Italiano em SC: foi o primeiro grande tema tratado pelo grupo junto ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, em Roma. Na ocasião, o vice-ministro, Giorgio Silli, deu sinal positivo para que uma representação consular italiana seja instalada em Florianópolis em 2024;

Acordos comerciais: junto à Embaixada do Brasil no país europeu, o pedido foi para que sejam reforçadas as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Santa Catarina na Itália. Além disso, os deputados participaram de encontros com setores representativos empresariais em Roma e Reggio Calabria, sempre com o objetivo de estreitar laços comerciais, e assim, discutir futuros acordos;

Acordos educacionais: da mesma maneira, tanto em Roma, como em Reggio Calabria, foram assinados acordos de cooperação entre universidades italianas e universidades brasileiras – ainda foi discutida a possibilidade de expansão para outras instituições de Santa Catarina. A ideia é promover a troca de conhecimentos e facilitar o intercâmbio de estudantes.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação

Santa Catarina se prepara para receber líderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD

Redação
Sair da versão mobile