O Sistema FAESC/SENAR foi correalizador do Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (3º COSBRAPIM) e do 36º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECAM) realizados na última semana, em Blumenau. O objetivo foi fortalecer o associativismo, difundir novas tecnologias, incrementar a criação de abelhas e seus produtos, além de sensibilizar e orientar sobre a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade.
Os eventos contaram com a participação da coordenadora estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, bem como dos supervisores e técnicos de campo da ATeG Apicultura e Agroindústria Apícola.
Paula também participou da mesa redonda geral que abordou a atuação de cada instituição no fomento à apicultura e meliponicultura e na defesa sanitária nos três estados do Sul. “Foi uma oportunidade para conhecer iniciativas inovadoras de outras regiões do país, participar de discussões sobre política para o setor e para demonstramos o importante trabalho que realizamos em Santa Catarina com os grupos da ATeG Apicultura e Agroindústria Apícola”, salientou Paula.
A programação também contou com os minicursos sobre fabricação de aguardente de mel e elaboração de vinagre de mel, conduzidos pelo consultor para Unidades de Beneficiamento e Envase de produtos das abelhas e técnico da ATeG Senar/SC, Mateus Pagliarini.
Outro minicurso com a participação do Senar/SC foi o de Fabricação de bebidas fermentadas com mel (hidromel, cerveja e outras) com o engenheiro agrônomo Dylan Thomas Telles (técnico da ATEG Agroindústria Apícola do Senar/SC), juntamente com a engenheira agrônoma da Néctar Hidromel Giulia Fabrin Scussel.
INCENTIVO À EXPORTAÇÃO
O momento oportunizou, ainda, reunir a equipe de ATeG Santa Catarina com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Senar Nacional para discutir a ATeG Exportação. A ação faz parte do Projeto Agro.Br – iniciativa da Confederação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), que engloba ações de internacionalização e promoção comercial de produtos agrícolas brasileiros.
As atividades foram conduzidas pela coordenadora da ATeG Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, pelo coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo Alex G. Da Matta, pela consultora do Agro.Br para a Região Sul, Luana Krieger, e pela coordenadora ATeG Exportação, Luana Frossard G. de Aguiar.
Santa Catarina tem condições de ampliar a exportação de produtos de várias cadeias produtivas e, para isso, é necessário a identificação dos produtores interessados e auxílio técnico que viabilize a comercialização e a qualidade da produção. “Um dos produtos com potencial para ampliar a exportação é o mel e, por isso, o momento representou uma oportunidade para discutirmos estratégias para avançar no projeto”, frisou Paula.
O projeto Agro.Br conta com várias ações de capacitação, como seminários e palestras, que sensibilizam o produtor para o exterior. Um deles é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) como uma ferramenta para a melhoria da produtividade e gestão do negócio.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que a ATeC Apicultura está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Quanto à ATeG Agroindústria Apícula estamos trabalhando de forma alinhada com nossos parceiros e isso otimiza os caminhos, potencializando os esforços para atingirmos objetivos comuns neste projeto tão importante para os pequenos e médios estabelecimentos. Os bons resultados já começaram a aparecer”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisou que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “O programa com foco na agroindústria apícola foi implementado no ano passado e prioriza o atendimento às unidades de envase de produtos oriundos das abelhas (mel, própolis, pólen, geleia real). Ainda não temos números contabilizados por ser uma iniciativa recente, mas podemos afirmar que o andamento do programa está superando as expectativas”.
REALIZAÇÃO DO 3º COSBRAPIM e 36º ECAM
A realização foi da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (FURB), a Associação Blumenauense de apicultores e meliponicultores (Blumen Apis), a Associação de Meliponicultores de Blumenau (AME Blumenau) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Sebrae esteve junto com o Senar na correalização. A promoção foi da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS), IDR/PR, Emater/RS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura de Blumenau e Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina (SAR).
foto>Equipe do Senar/SC e da ATeG SC juntamente com representantes da CNA e do Senar Nacional – divulgação