Blog do Prisco
Destaques

Audiência pública debate metodologia de demarcação de terrenos de Marinha

Nesta quarta-feira, 9,  às 14 horas, na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, será realizada a Audiência Pública para debater o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 581/2017) que visa suspender os atuais critérios e metodologia de demarcação dos terrenos de marinha (Orientação Normativa GEADE 002/2001, do antigo Ministério do Planejamento).

O projeto de decreto legislativo é de autoria do Senador Dário Berger e já foi aprovado  em dezembro de 2016. O evento público será realizado a pedido do Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSol/PA) e discutirá o parecer do Deputado Federal Gustavo Fruet (PDT/PR).

Com a deputada Angela Amin – fotos divuogação

Na opinião dos advogados catarinenses, João Manoel do Nascimento, Eduardo Bastos Moreira Lima e Mariana Thompson Flores Andrade, trata-se de excelente oportunidade para se discutir a injusta e arbitrária metodologia que é a principal responsável pelo risco de aumento do número de imóveis em terrenos de marinha na Ilha de Santa Catarina de 4 (quatro) mil para 40 (quarenta) mil.

Quer dizer, a Câmara dos Deputados está oportunizando o debate sobre a principal causa deste aumento tão significativo. Considerando que o ambiente atual não é promissor para extinção do instituto dos terrenos de marinha, esta audiência pública abre a possibilidade para que as demarcações sejam mais claras, justas e de acordo com a legislação.

Aguarda-se a sensibilização também do Poder Executivo sobre o assunto que atinge dezenas de milhares de imóveis em Santa Catarina, especialmente de famílias de classe média. Em Santa Catarina, algumas cidades como Itapema e Joinville possuem direto interesse também neste assunto.

Com o deputado Rodrigo Coelho

VÁCUO DE REPRESENTAÇÃO

Na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, não existem membros que sejam representantes de Santa Catarina. Entretanto, espera-se a participação de parlamentares catarinenses neste importantíssimo evento. Também por isso, os advogados, atuando em nome do Escritório Prade & Prade, e devido à importância do tema, visitaram alguns gabinetes de parlamentares catarinenses.

Estiveram com o coordenador do Fórum Parlamentar de SC, deputado federal Rogério Peninha Mendonça, além de Angela Amin, Rodrigo Coelho e Darci de Matos.

Acabamos de sair do gabinete do Deputado Rogério Peninha Mendonça. Ele foi, extremamente receptivo. Recebeu os memoriais e indicou alguns caminhos.Já falamos rapidamente tb com o Deputado Darci de Mattos.

Segundo o advogado João Manoel do Nascimento (foto de capa), a terça-feira  “foi um dia intenso de conversas com vários parlamentares para abordar as indispensáveis mudanças na metodologia de demarcação dos terrenos de marinha (ON GEADE 002/2001) e definição de postura sobre o PDC 581/2017. Estes dois assuntos serão objeto de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados nesta quarta,” salienta  ele.

Posts relacionados

João Cobalchini quer ampliar parceria entre Câmaras da Grande Florianópolis e a Uvesc

Redação

Deputada Geovânia de Sá assume vice-presidência da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

Redação

Câmara de Jaraguá do Sul lança aplicativo inédito para aproximar comunidade e o legislativo

Redação