Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Auditores do Estado aderem a programa para combater a corrupção em SC

Foi lançado nesta terça-feira (7/5), em Florianópolis, o Programa “Educando Cidadãos – O que todos nós temos a ver com a corrupção?”. A iniciativa reúne o apoio de 38 entidades públicas e privadas catarinenses com o objetivo de criar uma nova cultura de controle social para prevenir e combater a corrupção. O Sindicato dos Auditores do Estado de Santa Catarina (Sindiauditoria) é uma das instituições que fazem parte deste movimento.

Cada instituição, órgão público ou empresa participante do projeto promoverá ações internas e/ou externas em suas áreas de atuação, para disseminar uma cultura baseada na ética, especialmente voltada para as novas gerações. Entre os objetivos da iniciativa está a identificação de problemas locais e comportamentos prejudiciais já normalizados na comunidade, com discussão das causas, efeitos e soluções.

Uma das primeiras ações confirmadas é a discussão dos temas ética e corrupção nas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, em uma ação conjunta da Secretaria de Educação e da Controladoria-Geral do Município.

Cristina Keller Bíscaro, presidente do Sindiauditoria, enfatiza a relevância da participação dos auditores do Estado nesse programa: “Acreditamos que a prevenção e o combate à corrupção precisam do envolvimento de todos os setores da sociedade, e esse movimento se torna ainda mais essencial quando busca promover essa discussão no sistema de ensino. Como parte disso, o Sindiauditoria está empenhado em promover a ética e a integridade em todas as áreas da sociedade”, reforça.

“O testemunho, a reflexão e a percepção de que a corrupção é um problema sistêmico e complexo requerem o envolvimento de toda a sociedade”, afirma o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, um dos coordenadores do programa, que há 20 anos liderou a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.

Identidade visual e campanha em meios de comunicação

A identidade visual do programa foi criada pelo artista plástico Luciano Martins. A campanha institucional foi realizada por uma força-tarefa voluntária, com concepção da D/Araújo, produção da Curió Filmes e apoio da Acaert e TV AL. Jornalistas e apresentadores das emissoras de TV de Santa Catarina participaram das gravações.

 

Na foto (esq. para direita): Affonso Ghizzo, Cristian Corte Real, Marcos Guizoni (Coordenador do projeto), Simone Becker, Cristina Sartori (presidente do Sindiauditoria) e Márcio Cassol (Controlador-Geral do Estado)

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação