O polo siderúrgico do Norte do Estado é o principal destino das cargas de aço que chegam ao Porto de São Francisco do Sul.
Entre janeiro e maio, foram descarregadas 1,4 milhão de toneladas de bobinas, barras e chapas de aço, representando um crescimento de 9% com relação a 2022 (1,3 milhão de toneladas). As grandes empresas de beneficiamento, como ArcelorMittal Vega, recebem o aço e o transformam em peças que são usadas na indústria automotiva, na construção civil e na produção de geladeiras e fogões.
E as fábricas catarinenses são as maiores clientes: das 885 mil toneladas recebidas este ano pela Arcelor, por meio do Porto de São Francisco do Sul, 350 mil toneladas (40%) foram destinadas a empresas do estado. O restante do aço beneficiado pela multinacional foi negociado, principalmente, nos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, além da região Sudeste do país. O Porto recebe aço do Espírito Santo e também do exterior, principalmente, da China.
“Esses números comprovam que a nossa indústria está crescendo. Entra mais material porque temos mais demanda. E o nosso trabalho é criar um ambiente ainda mais favorável para que as empresas cresçam cada vez mais. Anunciamos nessa semana R$ 220 milhões em obras para ampliar o fornecimento de energia elétrica no setor produtivo. Criamos a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias justamente para olhar com a atenção merecida o nosso setor logístico”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
Segundo o presidente do Porto, Cleverton Vieira, os municípios localizados num raio de 100 quilômetros de distância do Porto de São Francisco concentram 50% do PIB industrial dos estados de Santa Catarina e do Paraná. O fato torna o Porto uma das principais portas de entrada de matéria-prima para abastecer a indústria metalmecânica do Norte catarinense.
“Assegurar as melhores condições para a recepção e o transporte dos insumos até as indústrias é um compromisso do governador Jorginho, sendo uma das principais metas do Porto”, garante Vieira, acrescentando que a eficiência da cadeia logística é um elemento essencial para que a produção industrial catarinense continue sendo referência no segmento.
Dados gerais do Porto de São Francisco
– 3º melhor porto em desempenho do Brasil em 2023.
– 5º lugar no ranking ambiental entre os 35 portos públicos brasileiros.
– 9º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
– Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.
Foto :Marco Fávero / Secom