Mais um grande evento que marcará o Centenário da cidade e irá trabalhar a integração, a solidariedade, a cidadania, e questões comuns à qualidade de vida dos diferentes povos. Presença confirmada do Embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Bitelli
Autoridades, lideranças e parlamentares argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos, além dos brasileiros, se mobilizam para o III Seminário Mercosul Cidadão, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2017, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. O evento é realizado pela Prefeitura de Chapecó e pela UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul), com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O tema central nesta edição é “Integração entre os Povos através da Solidariedade”.
Promover a cidadania no Mercosul, aproximar os cidadãos e proporcionar o debate de questões comuns aos povos sul-americanos estão entre os principais objetivos da terceira edição. O Seminário servirá, ainda, para subsidiar os parlamentares regionais na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias significativas na vida das pessoas. O Prefeito de Chapecó e Presidente da Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais da UPM, Luciano Buligon, prepara a recepção das autoridades. “A valorização das pessoas e de suas necessidades, e não somente os interesses comerciais, é uma das principais bandeiras do evento. Mais uma vez, esperamos contribuir para a disseminação da visão de que as fronteiras existem para aproximar e não para separar as pessoas”, destacou.
Dirigentes da UPM e da Administração Municipal mobilizaram parlamentares, intendentes, alcaldes, vereadores, consejales, ediles, representantes de Universidades de todos os países envolvidos e outros órgãos e instituições, para que a exemplo do que ocorreu nas duas primeiras edições, o Seminário tenha uma expressiva representação de várias regiões do Mercosul. O Chile, que estará representado mais uma vez, não é um país membro do Mercosul, mas desde a criação da UPM, em 1999, seus parlamentares regionais estão engajados na luta pela integração.
A abertura oficial está marcada para o dia 29, às 20h30, no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, seguida de palestra do Prefeito Luciano Buligon, com tema “De Chapecó a Medellín: Uma Viagem em Três Atos”. O dia 30 será dedicado aos Encontros Paralelos. Um dos destaques é o I Fórum de Integração – Rota do Milho; além do IV Fórum de Turismo como Fato de Integração Regional; XIV Fórum do Corredor Bioceânico Central; III Encontro de Autoridades Locais do Mercosul; II Encontro de Universidades e de Reitores; reunião do Fórum das Mulheres do Mercosul; reunião do Fórum de Preservação e Uso Racional dos Rios Uruguai e Paraná e do Aquífero Guarani e reunião da Mesa Diretora da UPM.
No dia 01 de dezembro, o evento fecha com chave de ouro com a Leitura da Carta de Chapecó, documento que irá reunir todos os encaminhamentos e definições dos Encontros Paralelos, seguida de palestra do Embaixador do Brasil na Colômbia, Sr. Júlio Glinternick Bitelli. O Embaixador irá tratar das “Oportunidades da Carreira Diplomática”. Para este momento estão confirmados acadêmicos e professores de várias instituições de ensino superior da região e do Mercosul, em especial dos cursos de Direito, Administração e Comércio Exterior.
Júlio Glinternick Bitelli
Paulista de Santo André, é Ministro de Primeira Classe da Embaixada em Bogotá, na Colômbia. Júlio é bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Possui cursos de Preparação à Carreira de Diplomata, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos pelo Instituto de Rio Branco. Entre os cargos e funções que já assumiu estão: Chefe de Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores e Adjunto da Assessoria Especial da Presidência da República. Já atuou na Divisão das Nações Unidas, no Departamento de Organismos Internacionais, na Divisão de Direitos Humanos e Meio Ambiente e Divisão Especial do Meio Ambiente. Seu currículo ainda destaca Missões no Brasil e no Exterior, obras publicadas e inúmeras condecorações brasileiras e estrangeiras.
Programação geral
DIA 29/11
TARDE – INSCRIÇÕES;
20H30MIN – ABERTURA OFICIAL – TEATRO MUNICIPAL DO CENTRO DE CULTURA E EVENTOS PLÍNIO ARLINDO DE NES.
PALESTRA INAUGURAL COM O SR. LUCIANO BULIGON, PREFEITO DE CHAPECÓ E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELACIONAMENTO COM AUTORIDADES LOCAIS DA UPM. TEMA: “DE CHAPECÓ A MEDELLÍN…UMA VIAGEM EM TRÊS ATOS“.
DIA 30/11
DAS 08H30MIN ÀS 12HS E DAS 14HS ÀS 18HS – ENCONTROS PARALELOS E OFICINAS;
20HS: SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DO CENTRO DE CULTURA E EVENTOS PLÍNIO ARLINDO DE NES.
DIA 01/12
DAS 08H30MIN ÀS 12HS – PROSSEGUIMENTO DAS ATIVIDADES PARALELAS E OFICINAS;
DAS 14HS ÀS 15H30MIN – ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DAS OFICINAS E DA CARTA DE CHAPECÓ;
20H30MIN – SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO – TEATRO MUNICIPAL;
LEITURA DA CARTA DE CHAPECÓ;
PALESTRA COM O EMBAIXADOR DO BRASIL NA COLÔMBIA, JULIO GLINTERNICK BITELLI. TEMA: “OPORTUNIDADES DA CARREIRA DIPLOMÁTICA”;
HOMENAGENS.
ENCONTROS PARALELOS:
– IV FÓRUM DE TURISMO COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO REGIONAL;
– XIV FÓRUM DO CORREDOR BIOCEÂNICO CENTRAL;
– I FÓRUM DE INTEGRAÇÃO – ROTA DO MILHO;
– III ENCONTRO DE AUTORIDADES LOCAIS DO MERCOSUL – PREFEITOS, INTENDENTES, ALCALDES, VEREADORES, CONSEJALES E EDILES;
– II ENCONTRO DE UNIVERSIDADES DO MERCOSUL –
– I ENCONTRO DE REITORES DO MERCOSUL;
– REUNIÃO DO FÓRUM DE MULHERES DO MERCOSUL;
– REUNIÃO DO FÓRUM DE PRESERVAÇÃO E USO RACIONAL DOS RIOS URUGUAI E PARANÁ E DO AQUÍFERO GUARANI;
– REUNIÃO DA MESA DIRETORA DA UPM.