Destaques

Avança a licença ambiental para acesso a aeroporto

Posicionamento positivo do ICMBio deverá ocorrer em janeiro

A liberação do traçado alternativo para o acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foi pauta de uma audiência na tarde desta quinta-feira, dia 14, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro, considerado como positivo, tratou da licença ambiental necessária para o traçado de 2,1 quilômetros de extensão.  
O trecho está em uma área considerada de preservação permanente, a poucos metros da costeira do Pirajubaé, administrada pelo ICMBio. No encontro – com a presença de representantes da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), da Procuradoria. 

O traçado alternativo para acessar o terminal passa por área de preservação administrada pelo ICMBio – fotos>divulgação 

Geral 

do Estado e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) – foi discutido um reforçado estudo sobre o impacto ambiental da região encaminhado pelo Estado ao ICMBio

De acordo com o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, tudo indica que na primeira quinzena de janeiro haverá um posicionamento positivo do ICMBio para que a licença ambiental seja liberada e, consequentemente, a obra seja licitada e iniciada ainda no primeiro semestre de 2018. “Consideramos um grande avanço neste entrave referente à licença desta essencial ligação com o novo terminal de passageiros. O ICMBio fará algumas condicionantes as quais atenderemos para realizarmos os encaminhamentos necessários”, frisa Rates.

A previsão é que a obra seja executada em um ano, três meses antes da inauguração do novo terminal de passageiros, que tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2019. De acordo com o presidente do ICMbio, Ricardo Soavinski, o resultado das tratativas foi positivo, tendo em vista que o encontro conseguiu construir conclusões técnicas e de engenharia.

“Obtivemos um passo importante para que possamos manter a unidade do local na sua integralidade do ponto de vista ambiental. Sendo assim, avançamos nesta questão tão importante para os habitantes e visitantes de Florianópolis. Agora, iremos nos debruçarmos nesta análise mais detalhada”, adianta.

A audiência foi intermediada pelo diretor do programa da Secretaria de Articulação de Políticas Públicas, Pedro Bruno Barros de Souza. Participaram da reunião também o diretor de planejamento de projetos do Deinfra, Carlos Alberto Ferrari, a secretária adjunta da Secretaria de Articulação Nacional, 

Lourdes Coradi, a procuradora de Santa Catarina, Ana Carolina de Carvalho Neves, a diretora de licenciamento ambiental da Fatma, Ivana Becker, e a especialista em regulação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Janaína Maduro e Lorenzo.

Posts relacionados

Egidio Ferrari faz balanço dos primeiros 100 dias de governo e anuncia investimentos para tornar Blumenau uma cidade inteligente

Redação

Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público

Redação

Procissão do Senhor dos Passos reúne mais de 100 mil fiéis em Florianópolis e emociona a cidade com manifestações de fé e tradição

Redação
Sair da versão mobile