A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta na próxima quinta (11), em Brasília, a envolvente história de Dom Quixot”. Antes do espetáculo haverá homenagem póstuma ao ex-senador Luiz Henrique – falecido em 10 de maio — responsável por trazer para Joinville (SC) a única filial fora da Rússia, durante seu segundo mandato como prefeito da cidade.
No dia seguinte, às 10h, haverá um outro espetáculo exclusivo para as crianças da rede pública de Brasília e do Hospital Sarah Kubitschek. A apresentação visa estimular desde cedo o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro — uma contribuição filosófica da escola para o desenvolvimento e a inclusão dos cidadãos nos meios culturais.
Dom Quixote é um balé com teatralidade e música vibrante — cuja versão apresentada na escola brasileira é resultado do trabalho do famoso coreógrafo russo, Vladimir Vasiliev — eleito “bailarino do século” pela UNESCO.
Instalada em Joinville desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão e a primeira vez que a Rússia transfere a outro país o método exclusivo de balé que tornou a instituição uma das mais respeitadas do mundo. Nesses quinze anos formou 254 bailarinos, muitos atuando mundo afora.
Tal como na Rússia, a escola brasileira do Bolshoi busca a melhor formação educacional, o acesso das crianças à cidadania plena e ao mundo cultural. Além do balé, os alunos provenientes de todo o País aprendem uma outra profissão para sair de lá empregados. Internados na escola de Joinville, eles recebem assistência médica, odontológica e nutricional adequadas ao bom rendimento escolar.
Roteiro:
A partir de terça (09) – Troca 1kg de alimento por um ingresso, das 10h às 18h na bilheteria do Nilson Nelson.
Quinta (11) – Espetáculo às 20h no Nilson Nelson.
Sexta (12) – Espetáculo especial para alunos da rede pública do DF e pacientes do hospital SK.
Foto: divulgação