Destaques

Bancada recebe secretário para apresentação de radiografia de obras no Oeste

Com a previsão de mais de R$ 200 milhões de recursos estaduais a serem destinados para a revitalização e recuperação de mais de mil quilômetros de malha viária do grande Oeste catarinense, a Bancada do Oeste se reuniu na manhã desta quarta-feira ( 20) na sala da presidência do Parlamento, com o Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, e com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) em Santa Catarina, Vissilar Pretto, para tratar do planejamento das obras.

O encontro contou com a apresentação de um raio-x do Programa Estrada Boa, com o detalhamento da situação, de trecho a trecho, de cada uma das rodovias estaduais que cortam a região. A Secretaria de Infraestrutura pretende atuar em duas frentes: uma, para a execução de contratos de novas obras e implantação de 20 projetos, e a outra, para investimentos em manutenção, com a previsão de cerca de 200 milhões de recursos para nove lotes.

Lançado no começo deste mês pelo governo estadual, o Programa Estrada Boa prevê a aplicação de R$ 2,165 bilhões na pavimentação e revitalização de rodovias estaduais. Desse montante, R$ 1,5 bilhões são para obras estruturantes e R$ 665 milhões para investimentos em revitalização.

A infraestrutura é uma das pautas prioritárias da Bancada do Oeste. Mais de 20 obras foram enumeradas pelos 11 parlamentares que integram o grupo ao Governo do Estado, e apresentadas para o secretário Jerry Comper.

Ordem de prioridades

O coordenador da Bancada do Oeste, deputado Marcos Vieira (PSDB), avaliou a reunião como positiva. “Agora sabemos a ordem de prioridades. O secretário, junto com sua assessoria, nos trouxe um detalhamento a respeito da revitalização, recuperação e implantação de rodovias estaduais no território compreendido entre a BR 116 até a fronteira com a Argentina”, pontuou.

Compromisso

Vieira apontou que houve um compromisso do secretário Jerry Comper com o início das obras da SC-160, ligando Pinhalzinho até Bom Jesus do Oeste, e da SC-305, trecho entre São Lourenço do Oeste até Campo Erê. “Ficou para a semana que vem pequenas definições com a empresa que ganhou a licitação. Mas sabemos o tipo de piso previsto no projeto, que será de concreto armado”, afirmou.

Em campo

Além das rodovias SC-160 e 305, outras estradas foram citadas na reunião, como a 283, 350,  355, e 155, entre outras. “São dezenas de rodovias estaduais que estão com problemas. Ficamos satisfeitos com a apresentação e agora nós vamos cobrar do Governo a imediata execução destas obras”, destacou.

Sobre a SC-283, alguns trechos ainda precisam ter seus projetos finalizados, como entre Seara e Arabutã. “Também cobramos a Ordem de Serviço para o início das obras entre Mondaí e Itapiranga”, ressaltou Marcos Vieira.

As rodovias SC-350 no trecho entre Caçador, e SC-153 serão reconstruídas em concreto e com aumento de capacidade.

Péssimas ou ruins

Informações da própria Secretaria da Infraestrutura apontam que 70% da malha viária do Estado se encontra em situação péssima ou ruim.

O secretário Jerry Comper foi taxativo ao comentar que o foco era justamente explanar a respeito da realidade das estradas que cortam a região Oeste. “ Hoje estamos aqui para trazer esclarecimentos para os deputados,  apresentando  informações a respeito do que vamos fazer, da situação pontual de cada uma das estradas que cortam o nosso Grande Oeste, trecho a trecho”, disse.

Outra novidade informada pelo secretário é sobre a fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual. “Em cada posto da PRE vamos instalar uma balança para fiscalizar o excesso de peso, pois em várias rodovias temos denúncias de que o transporte de cargas excede o permitido, o que danifica o pavimento”, explicou.

As obras

OBRAS SC-283 (Chapecó a Concórdia) – Obra dividida em quatro lotes.

– Chapecó-Arvoredo está em ritmo avançado, com 50% de terraplenagem e 45% da drenagem prontas.

– Para Arvoredo-Seara, com extensão de 27,5 quilômetros, o contrato com a empresa já está firmado, com prazo de execução de 24 meses. Ordem de Serviço será dada nos próximos dias.

– Entre Seara e Arabutã, a licitação está em análise, e de Arabutã a Concórdia está em execução.

– SC-283 (Chapecó a São Carlos) – Restauração com aumento da capacidade.

– SC-484 (Guatambu a Caxambu do Sul) – Está em processo de finalização, faltando sinalizações e serviços de drenagem

– SC-156 (São Domingos até a divisa com o Paraná) – Começou no final do ano passado. A terraplenagem está sendo executada em todo o trecho de 32 quilômetros.

– SC-350 (Passos Maia a Abelardo Luz) – Obra dividida em dois lotes, dos quais o de Passos Maia está quase finalizada a terraplenagem.

– SC-305 (São Lourenço do Oeste a Campo Erê) – Restauração e ampliação. Obras ainda não iniciaram, equipe técnica está analisando o projeto de pavimentação com concreto.

– SC-160 (entroncamento com a BR-282 de Pinhalzinho a Campo Erê) – Restauração e ampliação.  Obras ainda não iniciaram, equipe técnica está analisando o projeto de pavimentação com concreto.

– SC-492 (São Miguel da Boa Vista a Romelândia) – Implantação e pavimentação. Extensão de 8,7 quilômetros.

– SC-452 (Arroio Trinta a Macieira) – Está licitada, com tratativas para dar a ordem de serviço e iniciar os trabalhos

– SC-355 (Catanduvas a Jaborá) – Restauração com aumento da capacidade está sendo reavaliada

Também participaram da reunião, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB),  Zé Caramori ( PSD), Luciane Carminatti (PT), Neodi Saretta (PT) e Fabiano da Luz (PT) e os superintendentes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Elias Souza e Luiz Pantoja.

Posts relacionados

Em Jaraguá, governador confirma ida de Lunelli para Secretaria de Agricultura

Redação

Frente Parlamentar do Corredor Litorâneo Norte se reúne na Amfri, em Itajaí

Redação

Soratto anuncia Denis Matiola como primeiro secretário do futuro governo

Redação
Sair da versão mobile